Você viu?

Desafio de comer detergente já causou quase cem casos de intoxicação

Jovens têm publicado vídeos nas redes sociais ingerindo cápsulas de detergente Tide Pods
Jovens têm publicado vídeos nas redes sociais ingerindo cápsulas de detergente Tide Pods - Gary Cameron/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O consumo de cápsulas de detergente líquido, sobretudo por adolescentes, provocaram 86 casos de intoxicação apenas nas três primeiras semanas de 2018, informou um relatório divulgado pela AAPCC ("Associação Americana de Centros de Controle de Veneno", da sigla em inglês).

Segundo os dados, que foram atualizados até 21 de janeiro, o número de casos entre pessoas de 13 e 19 anos ocorridos neste ano já é mais do que todos os registrados em 2017 (57 intoxicações) e em 2016 (36). 

Recentemente, diversos adolescentes publicaram vídeos nas redes sociais em que mastigam cápsulas de detergente e desafiam outras pessoas a fazerem o mesmo. O episódio ficou conhecido como "Tide Pod Challenge" e tem atingido, inclusive, youtubers.

"Não podemos enfatizar o quanto isso é perigoso para a saúde dos indivíduos. Isso pode levar a convulsões, edema pulmonar, parada respiratória, coma e até a morte", explica Stephen Kaminski, CEO da AAPCC.

Para tentar combater este desafio, os gigantes da web e associações têm lançado campanhas de sensibilização no Facebook.

Em Portugal, o CIAV  (Centro de Informação Antivenenos) publicou um comunicado em sua página. "Comer cápsulas é estúpido! Coma bolachas", diz o texto.

Além disso, o YouTube se prontificou a deletar qualquer vídeo de pessoas comendo as cápsulas e a Amazon disse que está trabalhando para remover os comentários que fazem apologia à ingestão do detergente. 

Ansa
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias