Você viu?

Museu de Florença ganha direitos comerciais sobre imagem de David,  obra-prima de Michelangelo

Estátua de David de Michelangelo na Galleria dell'Academia, em Florença
Estátua de David de Michelangelo na Galleria dell'Academia, em Florença - Fabrizio Giovannozzi-17.jan.2008/AP


Uma sentença judicial na Itália atribuiu os direitos comerciais sobre as imagens da famosa estátua de David, do artista Michelangelo, a um museu de Florença, informaram nesta quinta-feira (23) fontes da imprensa local.

A imagem de Michelangelo não pode ser explorada com fins comerciais sem a autorização da Galeria da Academia de Florença e sem o pagamento dos direitos, segundo a sentença emitida pelo Tribunal de Florença (centro da Itália).

Pela primeira vez um tribunal italiano se pronunciou sobre o uso por parte de uma empresa privada de um dos ícones da arte nos bilhetes de acesso ao museu florentino. A escultura de mármore branco foi realizada por Michelangelo entre 1501 e 1504, e seu original se encontra na Galeria da Academia de Florença.

"É um precedente e um modelo para outros museus", assegurou Cecilie Hollberg, diretora do museu e a pessoa que promoveu a denúncia legal. "Esta é uma vitória para todos os bens culturais da Itália", acrescentou.

Os juízes não especificaram se a decisão pode ser aplicada aos objetos, cartões postais e souvenires que trazem a imagem de uma das esculturas mais importantes do Renascimento.

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem