Você viu?

Funcionários não-fumantes de empresa japonesa têm seis dias a mais de férias 

Uma empresa de marketing japonesa deu aos funcionários não fumantes seis dias extras de descanso
Uma empresa de marketing japonesa deu aos funcionários não fumantes seis dias extras de descanso - Chandan Khanna/AFP Photo


Todos sabem o quão valioso é um momento de descanso no trabalho, principalmente os fumantes, que "escapam" ao longo do dia para um ou outro cigarro. Essas pequenas pausas, no entanto, causaram indignação nos funcionários de uma empresa japonesa, que acabaram ganhando seis dias a mais de de descanso.

Para cada cigarro os fumantes deixavam o escritório por cerca de 15 minutos —tempo em que os não-fumantes continuavam trabalhando. Segundo o jornal "The Telegraph", os não adeptos ao cigarro consideraram uma injustiça, então, não ter direito a esse tempo de descontração.

"Um de nossos funcionários não fumantes deixou uma mensagem na caixa de sugestão no começo do ano, dizendo que as pausas para fumar estavam causando problemas", disse Hirotaka Matsushima, porta-voz da Piala Inc., empresa japonesa. 

"Nosso CEO viu o comentário e concordou, então estamos dando aos não-fumantes um tempo extra de descanso para compensar", disse Matsushima ao "The Telegraph".

Ao longo do ano, essas pequenas pausas de 15 minutos contabilizam cerca de seis dias, que foram convertidos em dias de folga para não fumantes. "Espero encorajar os funcionários a pararem de fumar por meio de incentivos ao invés de penalidades ou coerção", disse Takao Asuka, CEO da Piala Inc. 

O esquema encorajou quatro pessoas a deixarem o vício e 30 dos 120 funcionários já usufruíram dos dias adicionais —incluindo Matsushima, que é não-fumante e aproveitou os dias extras para levar a família para um resort. 

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem
[an error occurred while processing this directive]