Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare astrologia

Confira cinco estratégias para se acalmar em momentos difíceis

Tomar um banho, exercitar o corpo e redirecionar pensamentos são algumas das ações

personare
Veja dicas para lidar com momentos desafiadores - Sir Manuel/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

A jornada da vida nos reserva momentos desafiadores, nos quais a incerteza, crises e perdas podem abalar nosso equilíbrio emocional. Para passar de maneira mais tranquila por essas fases, apresentamos 5 maneiras fundamentais de se acalmar durante uma crise.

Reunimos práticas de cinco especialistas do Personare, cada um com uma perspectiva única sobre como enfrentar momentos difíceis. São ações emergenciais, para aqueles momentos mais dolorosos e repentinos.

No entanto, é importante trabalhar essas emoções, desafios e traumas que provocaram ou originaram essa dor em você. Procure a ajuda que faz sentido para você.


1. Tome um banho: É isso mesmo. Tome um banho de forma consciente, presente, sentindo a água pelo seu corpo e acalmando. A especialista em limpeza energética Aline Lang afirma que a água, por ter efeito calmante, pode equilibrar as emoções, proporcionando alívio imediato.

2. Nomeie as sensações: A psicóloga Maria Cristina destaca a importância de perceber as sensações do corpo quando enfrentamos experiências estressantes ou vivências traumáticas.

Um exercício é sentar-se com a coluna ereta e pés no chão, ela orienta a nomeie as sensações corporais que surgem sem julgamentos. A ideia é reconhecer e validar as sensações e emoções.

E, então, buscar entender o que é excesso, para acolher com amorosidade e segurança algumas partes que já estão feridas há mais tempo e talvez você não tenha notado antes.

3. Exercício de relaxamento corporal: A terapeuta Andrea Leandro compartilha um exercício simples usando o próprio corpo para aliviar a tensão e lidar com os desafios com mais clareza:

  • Tensione todo o corpo e aperte bem a mão.
  • Depois, solte e abra bem os dedos.
  • Enquanto faz isso, inspire, segure a respiração enquanto está tensionando o corpo e depois solte o corpo e a respiração. Faça algumas vezes até sentir o corpo relaxar.

4. Reprogramação do significado: A terapeuta energética Regina Restelli nos lembra que nossos sentimentos são de nossa responsabilidade, baseados nas informações e experiências do nosso passado. Com essa consciência, ela sugere a repetição do mantra do Ho'ponopono:

  • "Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato".

Essa prática é especialmente poderosa em situações desafiadoras.

5. Redirecionando pensamentos e sentimentos: A terapeuta energética Ceci Akamatsu nos ensina a interromper o ciclo de pensamentos e sentimentos negativos para superar períodos complicados. "Assim que perceber o mal-estar, pare. Você pode falar para si mesmo: 'pare!'", afirma Ceci.

Então, teste e escolha o que lhe ajuda a interromper o estímulo negativo. Podem ser respirações e mantras como ensinados acima, alguma música, ou óleos essenciais, porque têm efeitos rápidos sobre nosso sistema nervoso, ajudando a parar o estímulo negativo.

Uma vez sentindo mais calma, pense em como quer se sentir e o que o seu Eu com o maior potencial aconselharia. As respostas podem vir imediatamente ou ao longo dos próximos dias, por meio de insights, intuições, sinais, coincidências ou sincronicidades. Mantenha abertura para ouvir.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem