Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

3 tratamentos naturais para ajudar a melhorar seu humor na TPM

Chás e outras comidas podem reduzir a taxa de estresse e impulsividade durante o período menstrual

Chá de lavanda - Newton Santos/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roberta Struzani
personare

Você enfrenta desafios com a sua Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM? Abaixo, veja 3 tratamentos naturais que podem ajudar a melhorar o seu humor durante a TPM, reduzindo sintomas como agressividade, impulsividade, necessidade excessiva de atenção, entre outros.

Antes de buscar tratamentos, no entanto, é crucial compreender a mensagem que pode estar por trás desses problemas. Isto pois cada manifestação física pode ter uma raiz emocional. Portanto, tratar apenas os sintomas visíveis pode aliviar o problema imediato, mas a causa emocional pode persistir, levando a recorrências ou até outras condições no futuro.

Assim, é recomendável uma abordagem abrangente que trate tanto os sintomas quanto as causas emocionais. Descubra aqui como doenças ginecológicas podem estar relacionadas às emoções.

A seguir, conheça 3 dicas para melhorar o humor durante a TPM:

COMO MELHORAR HUMOR NA TPM: VALERIANA

A tristeza é um dos sintomas mais comuns da TPM, muitas vezes associada à ansiedade, estresse e, em casos mais graves, depressão. Um dos recursos naturais eficazes para amenizar essas emoções é a valeriana.

A planta valeriana é uma excelente opção, pois atua como um calmante eficaz e facilita o sono. Pode ser consumida na forma de chá ou tintura (que pode ser obtida em farmácias). Veja um guia com vários tipos de chás para diversas questões aqui.

Ambas as formas podem ser iniciadas cerca de 3 dias antes da menstruação e continuadas até o fim do período menstrual ou até que os sintomas desapareçam. No entanto, é fundamental respeitar as contraindicações, como pressão baixa e interações medicamentosas.

COMO MELHORAR HUMOR NA TPM: CHÁS DE LAVANDA, CAMOMILA E FOLHAS DE MARACUJÁ

Chá Camomila - ongerdesign por Pixabay

Os chás de lavanda, camomila e folhas de maracujá também contribuem positivamente para aliviar a tristeza, o estresse e a ansiedade. Outra maneira de lidar com o estresse é o uso de cristais - saiba mais aqui.

Esses chás podem ser preparados com 50g da planta para cada litro de água. É possível consumir até três xícaras diárias desses líquidos nos três dias que antecedem a menstruação ou o início dos sintomas, para acalmar as emoções.

Portanto, continue o uso até o fim da menstruação ou até que os sintomas desapareçam.

COMO MELHORAR HUMOR NA TPM: CHOCOLATE

Chocolate - Thomas White - 18.jul.2017/Reuters

Enquanto alimentos como café, chá-mate, refrigerantes e frituras podem contribuir para a irritabilidade e a retenção de líquidos, outros podem ser benéficos durante a TPM. É o caso do chocolate amargo, que contém mais cacau e pode proporcionar alívio imediato e liberar serotonina.

Entenda melhor como escolher o seu chocolate aqui, pois alguns tipos possuem mais gordura e açúcar, aumentando o cansaço e a retenção de líquidos, o que são comuns nessa fase.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem