Chás podem ajudar a lidar com a ansiedade; conheça opções
Bebidas com camomila e maracujá, por exemplo, podem contribuir para o sono
Mais uma semana está começando e talvez você tenha companhia: a ansiedade. Embora seja interpretada como uma má companhia, ela é, na verdade, uma resposta natural do corpo ao estresse. Em níveis controlados, ela pode ser uma boa cia, pois gera otimismo e motivação para sua vida.
O problema começa quando a ansiedade extrapola, se manifestando como tensão, preocupação excessiva e pensamentos negativos. Aí é preciso buscar equilibrá-la. Uma dessas maneiras pode ser o consumo de chás.
Mas lembrando que, caso você tenha sintomas e crises de ansiedade, é sempre recomendado buscar ajuda médica e psicológica. Veja um guia para entender a crise de ansiedade.
COMO OS CHÁS AJUDAM A COMBATER ANSIEDADE
As plantas medicinais têm sido usadas há séculos como aliadas no combate a diversos problemas, incluindo a ansiedade (veja aqui um guia de 22 chás para diferentes objetivos).
O simples ato de preparar e saborear um chá pode ser um ritual de pausa e reflexão, que nos ajuda a sair do turbilhão de pensamentos e a reconectar com o momento presente.
Mas você pode escolher algumas ervas especialmente para trazer calma para o corpo físico, mental e energético. Por isso, se você busca uma maneira de aliviar a ansiedade, considere incluir os seguintes chás em sua rotina:
- Camomila ;
- Capim-cidreira/Capim-limão;
- Erva-doce;
- Maracujá;
- Melissa;
COMO E QUANDO CONSUMIR
Algumas dessas plantas, além de aliviar a ansiedade, podem induzir ao sono. Por isso, durante o dia, opte por camomila, erva-doce e melissa. Já no período noturno, capim cidreira e maracujá são mais indicados. Aqui você encontra mais sugestões de chá para insônia.
Comentários
Ver todos os comentários