Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Chás podem ajudar a lidar com a ansiedade; conheça opções

Bebidas com camomila e maracujá, por exemplo, podem contribuir para o sono

Personare- Chá
Chás podem ser um aliado contra a ansiedade - Chi Chen/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kizzy Andrade
personare

Mais uma semana está começando e talvez você tenha companhia: a ansiedade. Embora seja interpretada como uma má companhia, ela é, na verdade, uma resposta natural do corpo ao estresse. Em níveis controlados, ela pode ser uma boa cia, pois gera otimismo e motivação para sua vida.

O problema começa quando a ansiedade extrapola, se manifestando como tensão, preocupação excessiva e pensamentos negativos. Aí é preciso buscar equilibrá-la. Uma dessas maneiras pode ser o consumo de chás.

Mas lembrando que, caso você tenha sintomas e crises de ansiedade, é sempre recomendado buscar ajuda médica e psicológica. Veja um guia para entender a crise de ansiedade.

COMO OS CHÁS AJUDAM A COMBATER ANSIEDADE


As plantas medicinais têm sido usadas há séculos como aliadas no combate a diversos problemas, incluindo a ansiedade (veja aqui um guia de 22 chás para diferentes objetivos).

O simples ato de preparar e saborear um chá pode ser um ritual de pausa e reflexão, que nos ajuda a sair do turbilhão de pensamentos e a reconectar com o momento presente.

Mas você pode escolher algumas ervas especialmente para trazer calma para o corpo físico, mental e energético. Por isso, se você busca uma maneira de aliviar a ansiedade, considere incluir os seguintes chás em sua rotina:

  • Camomila ;
  • Capim-cidreira/Capim-limão;
  • Erva-doce;
  • Maracujá;
  • Melissa;

COMO E QUANDO CONSUMIR

Algumas dessas plantas, além de aliviar a ansiedade, podem induzir ao sono. Por isso, durante o dia, opte por camomila, erva-doce e melissa. Já no período noturno, capim cidreira e maracujá são mais indicados. Aqui você encontra mais sugestões de chá para insônia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem