Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Alongamento ao acordar e massagem no corpo ajudam a começar bem o dia

Pela manhã, mente costuma estar mais serena, por isso é importante aproveitar bem o horário

Personare- Alongamento ao acordar
Alongamento ao acordar e massagem no corpo ajudam a começar bem o dia - bruce mars/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Regina Restelli

Terapeuta

personare

Ao acordar, os primeiros minutos da manhã podem impactar significativamente o seu dia. A mente costuma estar mais serena nesse momento, pois é quando o falatório mental ainda está suave. Por isso, é o melhor horário do dia para meditar.

Então, se você quer começar (e terminar) seu dia com energia e tranquilidade, recomendo 7 passos a seguir. Ao começar o dia com essa meditação, você estará cultivando uma mentalidade positiva e tranquila, preparando-se para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.

Apesar de terem ainda a percepção que meditar é a coisa mais difícil do mundo, pessoas que me procuram estão sempre bem dispostas a isso. A imagem de que meditar é coisa de "monge ou guru iluminado" está se diluindo no tempo.

E no amplo universo da meditação, a meditação matinal (veja mais aqui) é uma prática poderosa para estabelecer um ritmo positivo e energizado em sua jornada diária.

8 PASSOS PARA COMEÇAR O DIA

1. Acorde uma hora antes do necessário: se possível, faça isso para desfrutar de um começo de dia tranquilo. Caso isso não seja viável, reserve alguns minutos ao longo do dia para renovar suas energias.

2. Alongue o corpo na cama: Antes de se levantar, dedique um tempo para alongar e esticar o corpo. Movimente-se de forma criativa e suave, considerando que seu corpo está se despertando.

3. Massagem revitalizante: Massageie suavemente os pés, pernas, coluna, braços e quadril. Com os olhos fechados, sintonize-se com as sensações em seu corpo com o toque.

4. Ative seu cérebro: Sente-se confortavelmente e respire profundamente. Com a ponta dos dedos, toque levemente seu couro cabeludo para estimular a intuição e equilibrar seus pensamentos. Mantenha os olhos fechados e observe como se sente, respirando profundamente. Repita ao longo do dia se perceber a mente cansada.

5. Receba a luz do dia: Ao abrir a janela, permita que a luz do sol entre e preencha o ambiente. Se o sol não bater diretamente em sua janela, imagine um sol radiante envolvendo você, trazendo a energia necessária para o dia. Mantenha os olhos fechados e visualize essa cena por alguns segundos ou minutos.

6. Visualize um dia positivo: Enquanto estiver imerso na luz solar, pense em seu dia transcorrendo de maneira leve, fácil e produtiva. Lembre-se de que aquilo que você aceita como verdade nesse momento tem grande potencial para se concretizar.

7. Expresse gratidão: Respire profundamente e sinta a satisfação de agradecer pelas coisas boas que já tem na vida. Escolha concentrar-se na expectativa do melhor ainda por vir. Aprecie o silêncio entre um pensamento e outro por um tempo.

8. Sorria para o dia: Abra os olhos e sorria para o novo dia que se inicia. Prossiga com sua rotina, tomando banho e alimentando-se com refeições leves.

Que tal começar agora? Tente começar a implementar um, dois ou todos os passos descritos acima. Tenho certeza de que colherá bons frutos na sua vida. Se quiser continuar nesse caminho, aqui neste artigo, você encontra dicas valiosas para aprender como meditar.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem