Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu The New York Times

Banho de gelo atrai famosos e anônimos e chega a custar até R$ 25 mil

Entusiastas gastam com spa e banheiras de até R$ 25 mil, mas vale a pena?

Jason Momoa toma banho de gelo em freezer adaptado - @prideofgypsies no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Allie Jones
The New York Times

Quando a pandemia estava começando, Harley Pasternak, personal trainer e nutricionista de diversas celebridades, comprou um freezer horizontal que pretendia montar em seu quintal. Pasternak, 48, cujos clientes incluem Ariana Grande, Maude Apatow e H.E.R., achava que talvez viesse a precisar dele para armazenar comida adicional. Mas quando as lojas de mantimentos de West Hollywood decidiram se manter abertas, ele transformou o freezer em um espaço improvisado para banhos de gelo: um tanque repleto de água gélida na qual podia ficar imerso por alguns minutos por fim, a fim de aliviar suas dores nas costas e ansiedade.

"Nos primeiros 30 segundos a um minuto, é horrível", ele disse, sobre a experiência do banho de gelo. "Mas assim que aquele momento passa, você meio que sente uma sensação zen, uma calma, e em seguida, ao sair, surge um sentimento de energia e positividade".

Os devotos do banho gelado dizem que a prática oferece todo tipo de benefícios, entre os quais clareza mental, administração da dor e até mesmo perda de peso, e mencionam proponentes da ideia como o palestrante motivacional holandês Wim Hof e Andrew Huberman, neurocientista da Universidade Stanford.

Há poucos estudos científicos sobre a prática, mas a médica Tracy Zaslow, especialista em medicina esportiva no hospital Cedars Sinai, em Los Angeles, disse que há dados que sugerem que a exposição ao frio pode, pelo menos, ajudar quanto à dor muscular. Já os dados científicos sobre se imersão regular em água gelada pode ajudar quanto à ansiedade e a perder peso são menos claros.

Independentemente dos benefícios, a prática se tornou popular o bastante para que fabricantes estejam entrando no mercado, buscando facilitar que as celebridades e as pessoas comuns consigam exatamente os banhos gelados que procuram.

Pasternak descobriu isso quando foi procurar uma alternativa ao seu freezer, que chega à altura de seu peito e provou não ser o recipiente ideal para a prática. A água não circulava dentro dele, o que significava que, depois de um ou dois minutos, o calor do corpo de Pasternak a aquecia, tornando a prática um pouco menos eficaz. Manter o freezer limpo também era um sofrimento. "Lembro-me de ter ido à Amazon para procurar um filtro de aquário", ele disse.

Por sorte, Pasternak descobriu que era possível comprar uma banheira criada especificamente com o propósito de imersão na água gelada. Há cerca de um ano, ele comprou uma Plunge, uma banheira de US$ 4.990 (R$ 25,5 mil), que filtra, circula e higieniza a água, além de resfriá-la para quatro graus Celsius. Pasternak mantém a banheira no espaço externo de seu estúdio de exercícios, e já a demonstrou para clientes famosos como Lizzo e Ashley Tisdale. Lizzo gostou tanto que comprou uma banheira igual para sua casa.

"É tão fria que fico entorpecida, mas isso ajuda em minha inflamação", Lizzo postou como legenda de um vídeo que a mostrava ofegando de frio durante um banho gelado, postado no TikTok no mês passado. Ela não foi a única celebridade a demonstrar recentemente uma banheira caríssima para imersão gelada.

Gwyneth Paltrow, em um vídeo recente para promover sua linha Goop de produtos para a pele, destacou o elaborado spa em sua casa em Montecito, Califórnia, e a banheira personalizada para imersão em água gelada. "Brad é obcecado por banhos gelados", ela disse, se referindo ao seu marido, Brad Falchuk, produtor de cinema.

Há uma corrida em curso para criar e comercializar a banheira perfeita para banhos gelados caseiros. Thomas Schiffer, fundador da Blue Cube, uma empresa que vende banheiras de imersão gelada para indivíduos e spas comerciais, classificou a concorrência nesse setor em expansão como uma verdadeira "guerra fria".

As ofertas da Blue Cube incluem uma banheira Mini-Me para mergulho a frio em valor de US$ 15.999 (R$ 82 mil), projetada para uso doméstico, e um modelo Malibu 56 de US$ 26.999 (R$ 138 mil), que pode acomodar diversos banhistas por dia. O podcaster Joe Rogan tem um modelo Blue Cube em seu estúdio.

Tanto a Plunge quanto a Blue Cube começaram a operar durante a pandemia e dizem ter visto um crescimento consistente de vendas. (A Plunge recebeu um impulso após aparecer em um episódio do programa "Shark Tank" em maio.) Outras marcas que lutam por sua fatia do mercado incluem a Renu Therapy, que vende um modelo chamado Cold Stoic por US$ 9.699 (R$ 49,7 mil), e a Morozko Forge, que vende uma banheira de gelo envolta em cedro por US$ 12,85 mil (R$ 65,8 mil).

"Porque o setor é novo, ainda vivemos em uma espécie de oeste selvagem", disse Schiffer. "O que supomos é que o produto virá a ter uma presença comparável à das saunas ou banheiras de hidromassagem. Antecipo que 10% ou mais de todos os proprietários de piscinas, saunas, saunas infravermelhas e banheiras de hidromassagem comprem alguma forma de banheira de gelo".

Ryan Duey, 36, um dos fundadores e presidente-executivo da Plunge, tem ambições semelhantes. Em cinco anos, ele disse, seu objetivo é que a Plunge seja considerada como "a nova hidromassagem".

Será mesmo necessário gastar milhares de dólares na compra de uma banheira de gelo para obter os benefícios –reais ou imaginários– de uma terapia do frio? Provavelmente não.

Lauren Schramm, preparadora física que trabalha com a Nike e especialista em banhos de gelo e treinamento de respiração, disse que ela usa velhas banheiras de borracha Rubbermaid, água e sacos de gelo, quando conduz aulas de banho de gelo em Brooklyn.

Schramm, 30, cobra US$ 40 (R$ 205) por uma aula de duas horas que inclui até 15 minutos de imersão na água fria (muito menos tempo para os principiantes), exercícios de respiração e incentivo à comunicação. Embora ela recorra regularmente a banhos gelados, optou por não comprar um dos modelos mais caros de banheira.

"Água fria é água fria", disse Schramm. "Você pode simplesmente desligar o aquecimento do seu chuveiro quando estiver no banho, e o efeito será o mesmo". Ela acrescentou, entretanto, que "se você tiver recursos, e tiver realmente aderido à prática", comprar uma banheira para mergulho frio é mais "sustentável", porque a água pode ser reutilizada repetidamente. "Se esse é um investimento que você gostaria de fazer, e melhora sua experiência ao estar na banheira, fantástico", ela disse.

O "clube de wellness" Remedy Place tem aulas de banho de gelo ao preço de US$ 50 (R$ 256), nas quais até três pessoas podem mergulhar juntas na água gelada por um máximo de seis minutos, enquanto ouvem sua música de exercício preferida. O clube oferece uma variedade de práticas de wellness, entre as quais sauna infravermelha e trabalho quiroprático, mas Jonathan Leary, fundador e presidente-executivo do Remedy, disse que a maioria das pessoas conhece o clube pelas suas aulas sobre banho de gelo. Ele disse que a empresa planeja vender banheiras para instalação doméstica, no futuro.

Schramm e Zaslow advertiram que os novatos no mergulho a frio precisam conversar com seus médicos antes de tentarem um banho de gelo pela primeira vez. O maior risco da exposição ao frio é a hipotermia, disse Zaslow, e também há casos raros em que ela pode desencadear parada cardíaca ou arritmia, especialmente em pessoas que tenham problemas de saúde preexistentes.

Para alguns influenciadores do ramo de wellness, os banhos gelados se tornaram um modo de vida. Lauryn Bosstick, empreendedora que criou o blog The Skinny Confidential, escreve há anos sobre o poder dos banhos gelados em seu blog, e agora vende rolos de gelo para o rosto "Hot Mess", por US$ 69 (R$ 353).

Ela também tem duas banheiras para mergulhos gelados em sua casa, em Austin, Texas: uma Blue Cube no quintal e uma Plunger no banheiro. Ela disse que contatou as duas empresas e agora tem links patrocinados para ambas em seu blog.

"O que percebi sobre o mergulho frio, especificamente, é que espero que ele seja a coisa mais difícil que vou fazer o dia todo", disse Bosstick, 36. "Começar seu dia assim, saber que você está fazendo a coisa mentalmente mais difícil logo pela manhã, torna todo o resto do dia muito mais fácil".

Embora ela tenha interesse financeiro em conseguir que seus seguidores adotem a prática, Bosstick admite que a maioria das pessoas pode obter os benefícios da terapia do banho frio de graça (ou quase).

"Acho que as pessoas poderiam argumentar que nem todo mundo tem como comprar uma banheira desse tipo", ela disse. "E eu respondo que, OK, então compre gelo da Postmate [um serviço americano de delivery de sorvetes] por US$ 5 (R$ 25,6) –algo que já fiz– e o coloque em uma banheira com água bem fria, gelada".

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem