Viva Bem

Apfelstrudel é doce popular de maçã; veja receita alemã

Torta folhada leva ainda amêndoas e uva passa

O apfelstrudel, torta de maçã, uva-passa e amêndoa, na receita da descendente de alemães Brigitte Fliegel - Fabio H. Mendes/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias
São Paulo

A relações-públicas Brigitte Flieger, 63 anos, nasceu no Brasil, mas cresceu conhecendo as tradições da cultura e da culinária alemãs. Foi ainda adoles­cente que ela aprendeu a fazer o apfelstrudel, torta folhada de maçã que, em­bora seja originária da Áustria, é muito popular na Alemanha.

“Toda semana, minha prima fazia e levava na nossa ca­sa. Foi ela quem me passou a receita.”

Aprenda a fazer o apfelstrudel

Ingredientes:

Massa200 g de farinha de trigo

50 g de manteiga ou margarina

10 col. (sopa) de água morna

1 pitada de sal1 col. (café) de vinagre

Recheio1 kg de maçãs

50 g de amêndoas em pedacinhos 

50 g de uva-passa clara sem caroço

50 g de uva-passa escura sem caroço

50 g de farinha de rosca

150 g de manteiga ou margarina derretida

100 g de açúcar

2 col. (sopa) de limão espremido

1 col. (sopa) de rum

Canela a gosto

Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de preparo:

Peneire a farinha e a coloque em uma tigela. Junte a manteiga, a água, o sal e o vinagre. Amasse com as mãos até obter uma massa uniforme. Divida-a em duas porções, em tamanhos iguais. Para que essa massa descanse, ela deve ficar em um espaço quente. Um truque: ferva a água em uma panela e, então, desligue o fogo, jogue a água fora e seque bem a panela.

Em seguida, coloque as duas massas (lado a lado) dentro do utensílio e tampe-o. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos.Para preparar o recheio, descasque as maçãs, tire delas os caroços, corte-as em quatro pedaços e, depois, em tiras finas. Coloque-as em uma tigela e jogue por cima o limão, o rum, o açúcar e a canela. Acrescente as amêndoas e as uvas-passas. Misture tudo. 

Depois que as massas já tiverem descansado, abra uma delas sobre uma superfície plana, usando um rolo. Jogue um pouco de farinha de trigo para ajudar nesse processo. Depois, estique-a com muito cuidado, usando o dorso da mão. Coloque-a sobre um pano e pincele a manteiga derretida.

Em seguida, distribua a farinha de rosca e metade do recheio de maçã, deixando cerca de dois dedos das laterais sem recheio. Com a ajuda do pano, comece a enrolar das bordas para o meio. Coloque-a em uma fôrma untada ou sobre papel-manteiga. Deixe a emenda da massa para baixo, a fim de evitar que ela abra ao assar. Pincele manteiga derretida por cima e leve ao forno preaquecido, com temperatura de 180ºC.

Após 30 minutos, tire do forno e pincele mais uma vez com a manteiga derretida. Recoloque no forno por mais 30 minutos. Quando estiver pronto, jogue açúcar de confeiteiro por cima. Repita com a outra metade da receita.

Dica: Deve ser servido quente e acompanhado de sorvete de creme ou chantili

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias