Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB24
Descrição de chapéu BBB do Vaquer

BBB 24: Globo volta a ter problemas com jornalistas que comentam reality nas redes sociais

Equipe teve vídeos e textos apagados, e foi lembrada de orientação dada em 2022

Tadeu Schmidt na casa do BBB 24: Globo volta a ter problemas com jornalistas que comentaram o reality em suas redes sociais - Manoella Mello - 5.jan.2023/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

O BBB movimenta calorosos debates nas ruas e nas redes sociais. No entanto, enquanto o público escolhe seus favoritos e se empenha em suas defesas ferrenhas, quem trabalha para o jornalismo da Globo tem que guardar suas opiniões pra si.

Desde 2022, a emissora orientou jornalistas a evitar comentários sobre o reality. Nos últimos dias, ao menos duas situações fizeram o assunto voltar à baila nos bastidores da emissora.

O primeiro foi a identificação de repórteres da GloboNews que fizeram comentários críticos a alguns participantes, como Wanessa Camargo e Giovanna Lima, no antigo X (ex-Twitter). Eles foram orientados a apagarem as postagens.

Por causa disso, funcionários dos canais de notícias da Globo foram reorientados a não tecerem críticas ou elogios aos confinados, e a tomarem cuidado com o que falam.

O outro caso aconteceu na Bahia. Três textos e vídeos feitos por âncoras locais da Globo, e que fizeram sucesso no Instagram, precisaram ser retirados de circulação a pedido da emissora.

Os textos eram assinados por Jéssica Senra e Ricardo Ismahel, respectivamente. Ambos apresentam telejornais da Globo em Salvador. Os textos, embora não tivessem como foco o reality, partiram de comportamentos de participantes do programa.

Um deles, o mais famoso, era assinado por Senra, já conhecida por suas opiniões contundentes, e citava Wanessa Camargo. O texto, publicado na coluna da jornalista que opina sobre comportamentos da sociedade, explicava o que são os gatilhos, tão falados pela cantora.

No vídeo de chamada para o texto, Senra diz que a filha de Zezé Di Camargo usava o estereótipo do "homem negro e perigoso" para desqualificar Davi Brito no reality. Os textos e vídeos foram postados pelo portal iBahia, que pertence à Rede Bahia, afiliada da Globo na capital baiana.

A coluna confirmou que os textos foram apagados das redes e do site do iBahia, e também das páginas pessoais dos apresentadores. O vídeo com Senra falando de Wanessa já tinha viralizado em sua página oficial, e tinha mais de 3 milhões de visualizações. Ele segue repercutindo em outras páginas, onde foi reproduzido.

Em 2020, após uma opinião sua viralizar, Jéssica Senra foi defendida por Ali Kamel, então diretor de Jornalismo da Globo. Em entrevista ao UOL, Kamel disse que Senra tinha "liberdade para opinar".

Jornalistas da Globo que aparecem no vídeo em qualquer plataforma da emissora não podem comentar de forma efusiva o BBB nas redes sociais desde 2022, quando o correspondente Rodrigo Carvalho teve um entrevero com J.B de Oliveira, o Boninho, diretor de núcleo responsável pelo reality.

No dia do anúncio dos participantes do BBB 22, Carvalho achou graça de uma declaração de Laís Caldas, que é médica, e disse ter atuado na linha de frente contra a Covid-19. "É o mínimo", provocou, dizendo ser "Fora Laís", em tom de piada.

Em seguida, após o anúncio da participante Eslovênia, o jornalista escreveu: "Preparando a sugestão de pauta 'Conheça a Eslovênia' pro Show da Vida de domingo". Foi quando Boninho, no X (ex-Twitter), respondeu: "Ô Rodrigo, cai na real e para de caçar click! Você não precisa disso!".

Logo após o problema, jornalistas que são apresentadores ou repórteres pararam de fazer comentários efusivos sobre o reality. Mas existem exceções. Daniela Lima, âncora da Globo News, tem comentado o programa diariamente, mas com bastante parcimônia e sem citar nomes de participantes.

Em 2018, ao atualizar as diretrizes do Grupo Globo sobre uso de redes sociais por seus funcionários, a empresa observou: "Quando essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha. Se tal atividade manchar a sua reputação de isenção manchará também a reputação do veículo".

O texto diz ainda: "Em sua atuação nas redes sociais, o jornalista deve evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento. Por esse motivo, nas redes sociais, esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo".

Procurada pelo F5 para comentar o assunto, a Globo não respondeu até a última atualização deste texto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem