Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB23

BBB 23: Fred Nicácio é criticado após fala sobre profissionais de enfermagem

Brother conversou com colegas sobre episódio que viveu na profissão; Coren-SP condena fala

Fred Nicácio - Reprodução Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O médico Fred Nicácio já está conquistando a antipatia do público. Os espectadores estão usando adjetivos como "arrogante" e "chato" para descrevê-lo depois que ele tentou organizar uma fila para o almoço e reclamar que alguns participantes não colaboram com a limpeza da casa. Mas, agora, outra interação dentro da casa está desagradando os internautas.

Durante uma conversa na beira da piscina com Domitila, Marília e Marvvila, o brother descreveu uma situação que passou na profissão, que considerou como um caso de racismo. Ele disse que, certa vez, viu um paciente sendo entubado e uma enfermeira branca respondeu que aquilo era "só para médicos".

E completou: "Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira. É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele", afirmou. Nas redes sociais do participante, diversos usuários e profissionais de enfermagem estão criticando as falas do médico.

"Você não evoluiu de profissão ao trocar fisioterapia por medicina. Você mudou de profissão. Respeite a enfermagem, porque nós somos profissionais autônomos e não subordinados a médicos. A enfermagem não é propriedade sua", disse uma usuária.

"Ele está desrespeitando a enfermagem, nós não somos enfermeiras de ninguém", escreveu outra. Dentro da casa, a fala de Fred Nicácio também repercutiu. Cézar Black, que está fazendo dupla com Domitila Barros e é enfermeiro, conversou com a sister e disse que o comentário foi "ofensivo".


"Do dia que você nasce, na hora da UTI, você morreu, quem prepara seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem de você para o mundo, e a última. Nossa classe trabalha mais do que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias para chegar lá", falou emocionado.

Procurado pelo F5, o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) disse que condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a outras profissões. "A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos. O Conselho defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria", disse a nota.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem