Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Renascer': com audiência morna, Globo admite remake de novela em 'momento errado'

Trama chega à reta final com os mesmos números de sua antecessora, 'Terra e Paixão'

Marcos Palmeira e Malu Mader em 'Renascer' - Fábio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Chegando ao fim no próximo dia 6 de setembro, o remake de "Renascer" terminará no horário das nove da Globo com sentimentos mistos na emissora. Se artísticamente a trama foi bastante elogiada, seus números de audiência estão longe de causar euforia.

Internamente, segundo apurou o F5, a direção de dramaturgia da Globo admite que a produção não foi ao ar em um bom momento, nem no melhor contexto histórico, comparando-se ao que foi exibido recentemente no horário —o que prejudicou a audiência do folhetim, especialmente na Grande São Paulo.

"Renascer" deve fechar com 26 pontos de audiência, o mesmo desempenho que "Terra e Paixão" (2023), sua antecessora. Analisando os dois cenários, a grande diferença é que o folhetim de Walcyr Carrasco cresceu em sua reta final e conseguiu superar a marca dos 30 pontos.

Até agora, a trama de Bruno Luperi não passou da marca dos 28 pontos. O autor do remake teve texto elogiado e a direção, na visão de profissionais, colocou Gustavo Fernandez na mesma prateleira dos melhores diretores artísticos da Globo atualmente. Há, agora, a intenção de dar oportunidade a Bruno escrever uma novela inédita.

Mas a emissora admite que a novela, por ter ares rurais, como "Pantanal" (2022) e "Terra e Paixão", pode ter provocado uma saturação do tramas do tipo em parte do público. Isso teria prejudicado o andamento e a repercussão.

Mesmo com audiência morna, "Renascer" foi um êxito comercial e virou a novela das nove de maior arrecadação publicitária da Globo, o que também foi comemorado.

"Renascer" terminará no dia 6 de setembro, em um capítulo mais curto, devido ao jogo da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que começará às 22h. A trama terá finais exibidos em seu penúltimo dia.

Em seu lugar, a Globo estreará "Mania de Você", produção que marca o retorno de João Emanuel Carneiro, autor de "Avenida Brasil" (2012), ao horário nobre da emissora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem