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Televisão

Globo leva Festival Negritudes para Salvador e Rio, e confirma presenças em edição inédita

Gratuita, primeira edição do evento na cidade acontece no dia 17 de maio no Galpão da Ação da Cidadania

Maju Coutinho e Lazaro Ramos estarão no Festival Negritudes no Rio - Globo / Divulgação
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Aracaju

A Globo vai realizar edições inéditas do Festival Negritudes, realizado pela emissora desde 2022, em mais capitais. O evento, que discute narrativas negras no audiovisual, terá edições inéditas no Rio de Janeiro e em Salvador, além da tradicional que acontece em São Paulo.

O Rio abre a agenda no próximo dia 17 de maio. O cantor Jorge Aragão, os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Sheron Menezzes, Zezé Motta e Regina Casé, a jornalista Maju Coutinho, além do produtor KondZilla e o empresário Bruno Rocha, conhecido como Hugo Gloss estão entre os confirmados. Salvador ainda não tem data definida.

O Festival Negritudes, iniciativa da Globo que propõe celebrar e debater as narrativas negras no audiovisual é totalmente gratuito e aberto ao público. O evento também promove em parceria com a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro - mentorias sobre carreira e projetos direcionadas exclusivamente a pessoas negras.

Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da Globo, revela os motivos que fazem a Globo promover o evento e expandi-lo neste ano. A estratégia faz parte da agenda de melhor governança da Globo.

No ano passado, segundo relatório divulgado nesta terça (30), a emissora revelou que bateu sua meta de ter atores negros como protagonistas em todas as suas produções inéditas.

"O crescimento do Festival Negritudes é emocionante e nos enche de orgulho. Em apenas três anos, passamos de um evento voltado para público interno e convidados, para três dias inteiros de atividades, em três diferentes cidades do Brasil", afirmou.

"Edições gratuitas e abertas ao público, com conversas e reflexões necessárias sobre a presença negra no audiovisual brasileiro. Relevância que reitera a importância do olhar para a diversidade e a representatividade em todas as histórias que contamos, potencializando o impacto das boas narrativas audiovisuais para o desenvolvimento da nossa sociedade", completa Ferrara.

Em 2023, o Festival Negritudes, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 2 mil pessoas e foi assistido por mais de cem mil espectadores pelo Globoplay. O projeto tem patrocínio da marca de cosméticos Nivea.

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