Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Foi de arrepiar, diz Edvana Carvalho sobre cena de Inácia explicando orixás em 'Renascer'

Personagem falou com padre católico sobre religiões de matriz africana e emocionou o país

Em foto colorida, mulher conversa com um homem na cachoeira
Edvana Carvalho e Chico Diaz protagonizam cena marcante de 'Renascer' - Reprodução/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma das cenas mais comentadas nos últimos dias em "Renascer" envolve Dona Inácia, interpretada por Edvana Carvalho, e Padre Santo (Chico Díaz). Nela, a cozinheira de José Inocêncio (Marcos Palmeira) menciona os orixás, elementos fundamentais de sua fé, e explica a relação de alguns deles com a natureza. Ela também fala sobre o Candomblé, religião de matriz africana.

"Foi de arrepiar, era um texto lindo. Com muita verdade, respeito e consistência como toda a novela, diga-se de passagem, do Benedito Ruy Barbosa e agora nessa readaptação do Bruno [Luperi]", exalta Edvana. "Me emociono de ver a cena e me emociono vendo a repercussão", completa.

Baiana, a atriz conta ter sido criada dentro do sincretismo do Candomblé, em Salvador. Além de sua vivência na religião, ela conta que a novela tem uma assessoria para tratar as questões relacionadas a este assunto e também sobre a representatividade dos povos originários.

"A novela está muito bem assessorada e tem que ser assim porque estamos lidando com a religião do outro, no meu caso. Não tem porque a gente rebaixar ou supervalorizar... Você pode escolher uma ou nenhuma, mas é preciso respeitar todas", afirma.

Edvana reforça a preocupação não só dela como de toda a equipe com os assuntos que possam gerar discussões na sociedade. "Não quero falhar. Eu e todos nós, claro. Não quero falar uma coisa que seja uma inverdade ainda mais com essa estrutura feita há anos no país: as pessoas entendem de uma forma errada tudo o que vem do negro".

A atriz também se diz honrada em interpretar a personagem vivida por Chica Xavier (1932-2020) na primeira versão da novela. "Dona Chica vem dessa geração de atrizes que nos inspiraram e abriram caminhos", diz Edvana.

Ela presta uma sutil homenagem à veterana, usando um par de brincos com pedrinhas vermelhas. O acessório é bem semelhante ao que a personagem da versão original usava. "Achei emocionante e bonito que não fosse uma joia totalmente igual porque eu não faria uma mesma Inácia. É um sinal de gratidão às pretas que vieram antes de mim".

Em foto colorida, mulher sorri na cozinha de um cenário de novela
Edvana Carvalho interpreta Inácia, vivida por Chica Xavier (1932-2020) na primeira versão - Divulgação
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem