Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus Televisão

Ex-fotógrafo de Xuxa processa apresentadora, Globo e Endemol por causa de documentário

Francisco Aparecido Dias diz que não autorizou uso de imagens feitas por ele em produção

Xuxa nas gravações de 'Xuxa, O Documentário', série documental sobre sua vida - Blad Meneghel/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Fotógrafo oficial de Xuxa Meneghel durante 15 anos, Francisco Aparecido Dias está processando a apresentadora, a Globo e a produtora Endemol Shine Brasil pelo uso de imagens feitas por ele sem autorização em "Xuxa, o Documentário", série documental sobre a vida da ex-Rainha dos Baixinhos. Ele pede R$ 49,3 mil.

O F5 teve acesso aos autos da ação. O caso corre no 21º Juizado Especial Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Procurada, a assessoria de Xuxa não se manifestou até a última atualização deste texto. A Globo e a Endemol dizem não comentar casos judiciais.

O profissional diz que tirou inúmeros retratos oficiais da apresentadora no período em que trabalhou com Xuxa. Dois deles foram utilizados em dois episódios diferentes da produção.

Segundo Dias, houve uma negociação entre ele, Xuxa, Endemol e Globo para o licenciamento das imagens para uso nos episódios. No entanto, eles não chegaram a um acordo financeiro.

O profissional diz que foi surpreendido ao ver duas imagens suas na produção, quando elas foram levadas ao ar no serviço de streaming Globoplay e, posteriormente, na TV aberta, quando o documentário foi exibido na Globo no passado mês de janeiro.

"No ano passado, diversos emails e mensagens de WhatsApp com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das rés, que nenhuma solução apresentaram, limitando-se a dizer que iriam averiguar a possibilidade de uma composição pelo uso indevido da imagem de autoria do autor, porém, ao final, concluíram que o melhor seria o autor tentar buscar seu direito na esfera judicial", dizem os advogados do fotógrafo.

Dias se diz prejudicado, especialmente por que esta não é a primeira vez, na sua visão, que Xuxa o prejudica. Segundo ele, em uma entrevista para a revista Veja, em 2018, ela afirmou que foi enganada por ele no passado, sem apresentar provas.

O valor pedido pelo fotógrafo é uma indenização pelo uso ilegal de direito autoral e pelo dano material por uso irregular de uma obra sua. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 7 de maio pela Justiça para as partes tentarem um acordo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem