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Televisão
Descrição de chapéu

'Amor Perfeito' mostra que repercussão de novelas nas redes pode não dizer muita coisa

Trama da Globo terminou nesta sexta-feira (22) com mais audiência que antecessoras, mas sem 'bombar' tanto quanto elas

Mariana Ximenes em "Amor Perfeito": novela engajou pouco, mas deu mais audiência que antecessoras na Globo - Globo
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Aracaju

Finalizada nesta sexta-feira (22) após 161 capítulos, "Amor Perfeito" não foi uma novela com grande repercussão das redes sociais. Em maio, por exemplo, virou público que a Globo estava preocupada com o engajamento da produção escrita por Duca Rachid e Júlio Fischer no Instagram e no X (ex-Twitter), se comparado com as suas antecessoras, "Além da Ilusão" (2022) e "Mar do Sertão" (2022).

De fato, o folhetim ficou longe de ser uma novela que "pegou", ainda mais se comparado com a primeira citada, que teve a protagonista defendida por Larissa Manoela, que tem mais de 50 milhões de seguidores nas redes sociais.

Em "Amor Perfeito", a artista mais popular era Camila Queiroz, a mocinha que tem 21,3 milhões nas redes sociais. Nenhum dos outros artistas passava de 10 milhões.

Mas os números de Ibope mostram outra situação. "Amor Perfeito" fechou com 20 pontos de média na Grande São Paulo, um ponto acima em relação as duas últimas novelas, que ficaram com 19 pontos.

Cada ponto equivale a 207 mil indivíduos. No PNT (Painel Nacional de Televisão), "Amor Perfeito" também conseguiu mais que as duas últimas tramas, com 19 pontos.

Pesquisas de perfil de público dentro da Globo mostram que a novela aumentou o número de telespectadores com mais de 40 anos em 18%. Na faixa das seis, cerca de 35% do público de "Amor Perfeito" foram dessa faixa, considerada mais madura e consumidora para anunciantes.

É notório que as redes sociais são mais dominadas por um público mais jovem, abaixo dos 30 anos. Ou seja, isso em parte explica o motivo pelo qual "Amor Perfeito" foi bem de audiência, mas teve a impressão de que "não pegou" justamente porque os comentários não vinham em profusão nos perfis que tem alto engajamento.

Nos últimos anos, as TVs se preocuparam bastante em tentar agradar o público de rede social. Atores e atrizes já reclamaram publicamente que, na hora de escalar para papéis, alguns produtores de elenco usam como base o número de seguidores, especialmente no Instagram.

Engajar ajuda, isso não pode ser primordial. "Amor Perfeito" mostra que a discussão precisa mudar de patamar. O público do sofá, que não está tão ativo comentando tudo em tempo real, é maioria. E a audiência da novela mostra isso. Se ela não engajou tanto, como conseguiu números expressivos?

Claro, "Amor Perfeito" não foi a novela mais brilhante do mundo. Vale falar das boas atuações de Camila Queiroz, Mariana Ximenes, e de todo o vasto elenco negro da produção.

Mas o maior legado da produção é provar, de uma vez por todas, que repercussão em rede social é legal. Mas não diz muita coisa.

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