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Televisão

'Vai na Fé' supera recorde de 'Cheias de Charme' e se torna o maior faturamento da Globo às 19h

Sucessora na faixa, 'Fuzuê' colhe louros do bom desempenho da novela de Rosane Svartman

Sheron Menezzes caracterizada como a personagem Sol de 'Vai na Fé'
Sheron Menezzes caracterizada como a personagem Sol de 'Vai na Fé': novela termina com recorde histórico de faturamento na Globo - Globo/João Miguel Júnior
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Aracaju

Concebida como um aceno para o público evangélico, "Vai na Fé" termina na semana que vem como um marco publicitário para a Globo. A novela de Rosane Svartman se tornou a trama do horário das sete que mais deu dinheiro para a emissora em todos os tempos.

Ao todo, foram 15 patrocinadores fechados e 60 ações ao longo da produção, incluindo aquelas que ainda irão ao ar nos últimos capítulos. Antes, "Cheias de Charme" (2012) era a detentora do recorde de faturamento na faixa.

Entre as empresas que anunciaram no folhetim, estão Coca-Cola e Claro —esta última, inclusive, foi a última a assinar contrato para uma ação que foi exibida na semana passada. Para atender ao patrocinador, a Globo fez uso da tecnologia para personalizar a entrega para várias cidades.

"Por meio de efeitos de pós-produção, estampamos outdoors em cenas da novela, com mensagens adequadas aos diferentes pacotes oferecidos para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília", explicou Cláudio Paim, diretor de Produtos Publicitários em Canais da Globo, em entrevista ao F5.

Nas redes sociais, é comum ver o público comentando que todos os dias vê uma ação publicitária na novela. A Globo diz que tentou não forçar a barra na introdução dos compromissos comerciais na história.

"Uma estratégia que a gente usou foi trazer para dentro da sala de roteiro roteiristas que cuidam da parte comercial, e pensam no merchan e inserções na trama", diz a autora Rosane Svartman. "Esses roteiristas ajudaram a gente a criar essas ações de forma orgânica dentro da história. Além disso, uma das minhas roteiristas colaboradora ficou junto dessa equipe para pensar também nas prospecções, trazendo ideias de como encaixar dentro da narrativa e do roteiro."

Citando dados de estudo encomendado pela emissora, a Globo diz que o público, em geral, aprovou as inserções na produção. "Nossas pesquisas apontam que 87% dos consumidores gostam das ações realizadas nas tramas e 91% consideram ótimas ou boas as marcas que já passaram por novelas da TV Globo", afirma Paim.

RECORDE NO STREAMING

O executivo comercial também revela o êxito de "Vai na Fé" no streaming, com um recorde quebrado desde o lançamento do Globoplay, em novembro de 2015. "A novela já alcançou mais de 162 milhões de pessoas desde a estreia na TV Globo. No Globoplay, tem o melhor consumo histórico entre novelas das sete e é o segundo conteúdo on demand mais assistido deste ano, atrás apenas de ‘Todas as Flores’", comenta.

A saga de Sol (Sheron Menezzes) foi tão bem no faturamento que até "Fuzuê", que terá seu primeiro capítulo mostrado no próximo dia 14, colheu os louros. "O interesse das marcas se reflete em 'Fuzuê', que já conta com quatro marcas garantidas – BRF, com patrocínio da faixa das sete, e Coca-Cola, Itaú e 99, com ações de conteúdo na trama", antecipa Paim.

Na audiência, "Vai na Fé" marcou 23,1 pontos de média na Grande São Paulo, três pontos acima da sua antecessora, "Cara e Coragem" (2022). Na reta final, a trama chegou próximo dos 30 pontos, algo que o horário não via desde antes da pandemia de Covid-19. Em outras capitais, como Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belém, a folhetim é um fenômeno, com marcas próximas aos 35 pontos.

Mesmo feliz com o êxito, Rosane Svartman diz não saber explicar o fenômeno gerado pela trama. "Difícil dizer a que atribuo o sucesso da novela, se tivesse uma fórmula seria tudo bem mais fácil. Eu acredito que ‘Vai na Fé’ conversa com o espírito da nossa época, com o ethos, o momento histórico e cultural que estamos vivendo, e por isso teve tanto engajamento", avalia.

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