Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Acho perigoso quando tem um pinkmoney', diz Bruna Linzmeyer sobre personagens gays na TV

Atriz finaliza roteiro de uma série sobre esportistas LGBTQIA+ e critica quem trata gays como 'cotas'; 'pinkmoney' refere-se ao poder de compra da comunidade

A atriz Bruna Linzmeyer
A atriz Bruna Linzmeyer - Gleeson Paulino/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Declaradamente lésbica (ela prefere usar o termo 'sapatão' e pede que normalizem o seu uso), Bruna Linzmeyer segue focada em promover um conteúdo de qualidade dedicado ao público LGBTQIA+. Enquanto faz trabalhos como atriz, agora também se joga nos bastidores e finaliza o roteiro de uma série sobre o esporte dentro da comunidade, ainda sem previsão de lançamento.

Para que o trabalho fique ainda mais consistente, ela realiza em seu perfil uma pesquisa sobre produções LGBTQIA+ e o consumo audiovisual do público em geral. O levantamento vai até o dia 15 deste mês.

Sobre o tipo de conteúdo que não gosta de ver -e quer evitar em seus trabalhos-, Bruna é bem clara. "O que acho perigoso é quando tem um ‘pinkmoney’ [expressão criada para ilustrar o poder de compra e as oportunidades de negócios que a comunidade LGBTQIA+ podem gerar], em que colocam um LGBTQIA+ só porque precisa ter. Ou quando é uma hetero desconstruída e colocam para ficar com mulher. Assim, é narrativamente esse pinkmoney", explica ela, em entrevista ao F5.

Além disso, a atriz, que viveu Madeleine na primeira fase de "Pantanal", em 2022, também fica de olho em relação à política sobre o "transfake", prática em que pessoas trans são excluídas das produções e interpretadas por cis. "Isso é o que precisa equalizar. Não é cis fazendo personagem de trans, a maioria dos trans tem dificuldade de conseguir personagem. Posso muito bem fazer uma hetero, mas precisa ser equalizado em relação ao trans."

Ainda sobre as produções LGBTQIA+, Bruna deseja que as narrativas saiam do lugar comum. Em sua avaliação, é preciso sair de textos em que o conflito seja voltado somente à descoberta da sexualidade ou à LGBTfobia. E tampouco que LGBTQIA+ formem apenas casais coadjuvantes. "Somos pessoas comuns", reforça.

FUTURO

A respeito do que vem sendo produzido e está no ar na TV aberta, Bruna diz "que tem gostado do Twitter". Nas últimas semanas, a Globo tem sido pressionada pela rede social a se posicionar sobre os motivos que levaram a cortar, mais de uma vez, cenas de beijos lésbicos e gays em novelas, como o caso de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman),

em "Vai na Fé". Na avaliação dela, a pressão popular vai fazer com que grandes empresas entendem que elas precisam do público LGBTQIA+. Apesar de não estar assistindo a todos os capítulos da novela das 19h, Bruna tem "visto coisas legais" do casal de mulheres. Mesmo assim, espera que o romance acabe em muito mais que em um beijo. Em seu perfil no Twitter, por exemplo, escreveu que sonha em ver LGBTQIA+ interpretando mais vilões em produtos audiovisuais.

"Tem materiais muito bons, temos ido com mais autonomia para essas temáticas e tá caminhando. Ainda há uma lacuna de mercado, e eu quero fazer e quero que façam mais produções LGBTQIA+", aponta Bruna, que diz ter aprovado, recentemente, a série "Dois Tempos" (Star+) e o especial "Histórias (Im)Possíveis (Falas da Terra, Falas Femininas" (Globo).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem