Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Travessia': O que é quimerismo, condição genética que afeta Brisa na novela da Globo

Exames de DNA apontam que ela não é mãe de Tonho; caso é raro e será explicado na trama

Brisa (Lucy Alves) com o filho Tonho (Vicente Alvite) - Fabio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brisa (Lucy Alves) vem enfrentando dramas em diferentes áreas de sua vida em "Travessia" (Globo). Nos capítulos recentes, ela fez dois exames de DNA para provar que é mãe de Tonho (Vicente Alvite), mas ambos deram negativo, mesmo que ela tenha dado à luz. Isso ocorre porque a personagem é portadora de quimerismo, uma condição genética rara.

Nos próximos capítulos da novela das 21h, ela descobrirá que tem essa variação em seus genes e que ela pode ser mãe da criança, mesmo que o teste diga o contrário —Ari (Chay Suede) é o pai.

Marco Antônio de Paula Ramos, médico geneticista e coordenador do Centro de Genética Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o quimerismo é uma condição que ocorre quando o indivíduo apresenta duas linhagens celulares diferentes. "Ou seja, as células são derivadas de dois indivíduos diferentes", afirma.

"Chamamos de quimerismo verdadeiro ou natural quando ocorre a fusão entre dois zigotos diferentes –células iniciais depois da fecundação", continua. "Os órgãos são desenvolvidos a partir de duas linhagens celulares."

Sendo assim, Brisa deve ter fecundado dois embriões diferentes e o útero desenvolveria gêmeos. Na evolução da gravidez, os zigotos se fundiram e geraram somente um indivíduo, Tonho. Essa alteração genética é que provoca a incompatibilidade.

COMO IDENTIFICAR E SINTOMAS

No caso retratado na trama de Gloria Perez, o especialista indica que Brisa faça mais testes de DNA com outras células do organismo até encontrar a compatibilidade. Além do exame de sangue e de saliva, o material genético pode ser estudado a partir de biópsia de tecidos e de partes da medula.

Ramos também atesta que mais da metade dos casos de quimerismo geram alterações clínicas no indivíduo que foi gerado assim. Partes do corpo com tonalidades diferentes, tipos sanguíneos não compatíveis entre o filho e mãe e até de diferenciação sexual são alguns dos sinais mais conhecidos.

"Há casos de genitália ambígua, em que os órgãos sexuais não são bem formados e não são claramente femininos ou masculinos", relata. "São os chamados hermafroditas verdadeiros, que precisam de intervenção cirúrgica."

Brisa (Lucy Alves) e Tonho (Vicente Alvite) refazem o exame de DNA - Globo

Segundo o especialista, os casos de quimerismo são raros na literatura médica por conta da subnotificação. Muitos quimeras não chegam a descobrir, ao longo da vida, que possuem essa variação genética. Dados de 2017, da Universidade de Stanford, apontam que existem somente 30 notificações dessa condição em todo mundo.

Além do quimerismo natural, como retratado em "Travessia", há casos não naturais ou induzidos, que ocorrem quando os indivíduos acabam recebendo células de outra pessoa —como em transplantes, doações de órgãos e no uso de células-tronco em algum tratamento.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem