Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Claudia Jimenez morre no Rio aos 63 anos

Atriz passou por pelo menos três cirurgias no coração após a descoberta de um câncer no tórax

Claudia Jimenez - Ramon Vasconcelos/Rede Globo Glo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A atriz Claudia Jimenez morreu na manhã deste sábado (20), aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A artista, que estava internada em um hospital na Zona Sul da cidade, faleceu de insuficiência cardíaca.

Em 1986, a humorista descobriu um tumor maligno no mediastino, no tórax atrás do coração, e conseguiu curar-se da doença, mas as sessões de radioterapia podem ter afetado os tecidos do coração, o que a obrigou a fazer pelo menos três cirurgias nos anos seguintes.

Filha de um cantor de tangos e uma doceira, Claudia Maria Patitucci Jimenez nasceu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em 1958. Claudia fez sua estreia no teatro em 1978, como a prostituta Mimi Bibelô, na peça "Opera do Malandro", de Chico Buarque. Ela foi levada pela diretor Mauricio Sherman para a TV Globo na década seguinte, onde deu início à carreira de humorista.

A atriz trabalhou com os grandes mestres da área, como Jô Soares e Chico Anysio, interpretando personagens marcantes como a insaciável Pureza, mulher de Apolo, do bordão "Ainda morro disso!", em "Chico City", e Dona Cacilda, uma das alunas da "Escolinha do Professor Raimundo". Com ela, emplacou outro bordão: "Beijinho, beijinho, pau, pau".

Na década de 1990, fez sucesso como a desbocada empregada doméstica Edileuza, do humorístico "Sai de Baixo" (Globo). A atriz, no entanto, não escondia de ninguém que magoava-se com a gordofobia e com as reiteradas piadas sobre seu peso nas gravações do programa.

Ela saiu do elenco em 1996, sendo substituída por Márcia Cabrita (1964-2017) na TV. Quase 20 anos depois, em 2018, a atriz foi chamada para participar do filme baseado no humorístico e, a princípio, aceitou o convite para voltar a viver Edileuza. Mas depois voltou atrás. "Achei que tinha virado a página, mas, não, Não superei", disse, à época.

Seu trabalho mais recente na televisão foi no quadro "Infratores", no "Fantástico" (Globo), em 2018. Ela estava longe das novelas desde 2016, quando interpretou Lucrécia em "Haja Coração", na mesma emissora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem