Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

RedeTV! diz não concordar com Sikêra Jr., mas mantém programa no ar

Emissora afirma que comportamento do apresentador não a representa

Sikêra Júnior, apresentador do Alerta Nacional, da RedeTV!
Sikêra Júnior, apresentador do Alerta Nacional, da RedeTV! - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A RedeTV! se manifestou oficialmente pela primeira vez a respeito da polêmica envolvendo o apresentador Sikêra Jr., 55. A emissora divulgou um comunicado nesta quarta-feira (30) dizendo não concordar com a atitude do apresentador do Alerta Nacional.

A emissora não informa se o apresentador sofreu alguma punição interna. Também não menciona nenhuma medida prática contra ele ou o programa, que seguirá normalmente no ar.

"O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo", diz o texto. "O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!."

"A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito", afirma. "Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural."

"No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira (29), reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional."

"Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+", finaliza. "Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira."

ENTENDA O CASO

Na sexta-feira (25), Sikêra Jr. ficou irritado com o comercial que a rede de fast food Burger King criou para o Dia do Orgulho LGBTQIA+.Criado pela agência David e veiculado na internet, o filme "Como Explicar" mostra filhos de casais homoafetivos contando como são suas famílias. As respostas são espontâneas.

Ao criticar a propaganda, Sikêra Jr. chamou gays de "raça desgraçada". “A gente está calado, engolindo, engolindo essa raça desgraçada que quer que a gente aceite que a criança... deixe as crianças, rapaz!", afirmou o apresentador.

​Sikêra Jr. responde a uma ação civil pública do MPF e da associação Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual, que atua na defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+. No processo, é pedido também que Rede TV! e Sikêra Jr. sejam condenados a pagar R$ 10 milhões por danos morais coletivos. O valor será destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+.

A ação também pede a exclusão da íntegra do Alerta Nacional do dia 25 dos sites e redes sociais. Além disso, quer que tanto a emissora como seu apresentador sejam obrigados a publicar retratações, especificando tratar-se de condenação judicial.

Na segunda-feira (28), o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) também protocolou uma representação contra o apresentador. O deputado disse que falas homofóbicas e transfóbicas como a de Sikêra Jr. colocam em risco a vida da população LGBTQIA+.

"Principalmente quando o mesmo diz que 'uma hora esse povo brasileiro vai ter que fazer uma coisa maior, um barulho maior." Miranda defendeu que o comentário de Sikêra Jr. "não é liberdade de expressão", e sim "um verdadeiro discurso de ódio".

Após a repercussão, diversos anunciantes disseram que retirariam os apoios ao programa. O apresentador abriu o programa de terça-feira (29) falando sobre o caso. Ele reconheceu que se excedeu ao xingar homossexuais de “raça desgraçada”.

Sikêra Jr. disse que recebeu muito apoio, mas que ele e colegas de emissora foram atacados. "Tudo que falo nesse programa é de minha responsabilidade", disse. Nunca fugi [de minha responsabilidade] e não vai ser agora."

"Mantenho a minha palavra", afirmou. "Quem trabalha comigo sabe do respeito que tenho por todos, independente da religião, cor da pele, sexo. Desafio qualquer um que me critica a encontrar tantos homossexuais trabalhando na frente e por trás das câmeras."

O apresentador ressaltou que faz questão de trabalhar com gente livre para demonstrar o que pensa. Mas, como pai e avô, não pode se calar para vender uma ideologia. Segundo ele, a criança precisa estudar, brincar e principalmente ser criança.

"Dito isso, eu preciso reconhecer que me excedi. No calor do comentário, posso ter usado palavras que me arrependo, sou humano. Errei, erro e vou errar, quantas vezes já repeti isso aqui? Sou humano! O que eu tenho sofrido com essa situação... ninguém está imune de errar."

"Extrapolei como nunca, revoltado com o que vi naquele comercial, e continuo contra, minha opinião continua a mesma", disse. "Mas você que se sentiu ofendido, o que eu posso dizer é que me perdoe."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem