Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu jornalismo

De Léo Batista a Maju Coutinho, relembre os apresentadores do Jornal Hoje

Nomes como William Bonner, Fátima Bernardes e Evaristo Costa passaram por lá

Léo Bastista e Maju Coutinho, apresentadores do Jornal Hoje - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Jornal Hoje completa 50 anos na quarta-feira (21). Atualmente apresentado por Maju Coutinho, 42, o telejornal da Globo vai ao ar de segunda a sábado, direto de São Paulo, mas ele já passou por várias fases desde que estreou em abril de 1971.

Na época da estreia, ele era exibido apenas para o Rio de Janeiro e de segunda a sexta, com meia hora de duração. Começaram como apresentadores os jornalistas Luís Jatobá (1915-1982) e Léo Batista, 88. "Muito boa tarde. Hoje é um dia especial. Estamos iniciando um novo espaço informativo", anunciou o primeiro para abrir a atração.

O formato era de revista eletrônica e o público-alvo eram as mulheres. Por isso, havia vários apresentadores responsáveis por quadros específicos, como Berto Filho (internacional), Sônia Maria (serviço e utilidade pública), Nelson Motta (música) e Lígia Maria (arte e moda).

Só em 1974, o jornalístico passou a ser transmitido para todo o país. Com isso, ele passou a ganhar participação de repórteres de outras cidades, como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Recife. Além disso, essas cidades tinham edições locais, com 16 minutos de duração. Também foi nessa época, que o programa ganhou uma edição aos sábados.

A aposta do público feminino mais jovem foi ampliada em 1979. A atração ganhou apresentação de um trio, formado por Lígia Maria, Márcia Mendes e Sônia Maria. Na época, Marisa Raja Gabaglia conduzia as entrevistas de estúdio.

Dois anos depois, o perfil do programa começou a mudar, ficando mais noticioso. Nessa época, permaneceram na apresentação Lígia Maria e Sônia Maria, e juntaram-se a elas Leda Nagle e Berto Filho. Nesse período, o último bloco do telejornal era local, com a divulgação da agenda cultural da cidade.

Em 1989, assumiram a apresentação Leila Cordeiro e Márcia Peltier. A primeira, no entanto, foi substituída por Marcos Hummel logo na sequência.

Peltier continuou no comando por mais alguns anos, sendo que em 1991 passou a dividir a bancada com Valéria Monteiro. No ano seguinte, as duas foram trocadas por Augusto Xavier e Cláudia Cruz.

Em 1993 vieram novas mudanças. William Bonner se tornou apresentador ao lado de Cristina Ranzolin. No ano seguinte, o telejornal voltou a ser exibido para São Paulo, o que havia deixado de ocorrer havia 4 anos.

Fátima Bernardes foi quem assumiu a bancada em 1996. Ela ficou na função por 1 ano, até ser substituída por Mônica Waldvogel em 1997. Aos sábados, Renata Vasconcellos eventualmente a substituía.

Sandra Annenberg, a apresentadora que mais tempo ficou à frente do telejornal, assumiu pela primeira vez em 1998. De início, ela apresentava sozinha, mas no ano seguinte, ela ganhou a companhia de Carlos Nascimento. A redação do programa se mudou para São Paulo e o perfil noticioso se consolidou.

No ano 2000, Annenberg assumiu o posto de correspondente da Globo em Londres, de modo que Carlos Nascimento ficou sozinho na bancada. No ano seguinte, ele ganhou a companhia de Carla Vilhena.

Quando voltou ao Brasil, Sandra Annenberg retornou à bancada ao lado de Carlos Nascimento. Aos sábados, se revezavam Mariana Godoy, Carla Vilhena e Priscila Brandão.

Em 2004, Carlos Nascimento deixou a Globo. Com isso, foi substituído por Evaristo Costa, que ficou na atração até 2017. Atualmente, ele está na CNN Brasil.

Costa, por sua vez, cedeu seu espaço para Dony de Nuccio, que até então apresentava o Jornal das Dez, na GloboNews. Em 2019, ele pediu demissão da Globo após ter sido revelado que ele mantinha contratos com o banco Bradesco para produção de conteúdo.

No mesmo ano, foi anunciado que Sandra Annenberg deixaria o Jornal Hoje para alçar novos voos. Ela passou a apresentar o Globo Repórter com Gloria Maria após a aposentadoria de Sérgio Chapelin.

Com isso, Maju Coutinho estreou como titular da atração em 30 de setembro de 2019. Antes, a jornalista já havia apresentado o telejornal no rodízio de apresentadores aos sábados.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem