Televisão

Vladimir Brichta diz que irmão é sua maior inspiração para viver biólogo em 'Amor de Mãe'

Davi, personagem do ator, terá um romance conturbado com Vitória (Taís Araujo)

Vladimir Brichta interpreta Davi, um biólogo que luta contra a poluição no oceano

Vladimir Brichta interpreta Davi, um biólogo que luta contra a poluição no oceano Victor Pollak/Globo

Rio de Janeiro

Ela é advogada da PWA, uma fabricante de plásticos que burla normas ambientais e polui a baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ele é um biólogo e ativista focado exatamente em despoluir esta parte do oceano.

Os dois têm uma única noite de sexo e ela engravida. A partir daí, surge o amor entre Vitória (Taís Araujo) e Davi (Vladimir Brichta) em “Amor de Mãe” (Globo). Ao longo da trama, no entanto, eles percebem que são muito diferentes.

"Ele descobre que Vitória é uma advogada a serviço do Álvaro (Irandhir Santos), que é dono da PWA, empresa que mais polui a baía de Guanabara e rival de Davi. O casal entra em um dilema ético. Ele encontra um limite intransponível aos seus olhos”, afirma explica ​Brichta. A cena em que Davi é preso após protestar contra Álvaro em uma cerimônia deve ir ao ar nesta quarta (11).

Exibindo cabelos compridos e barba por fazer, o ator diz que o novo visual tem chamado a atenção do público. "Um cara que mantém o cabelo grande depois dos 40 é alguém que tem algo ligado a juventude, de alguma forma. Passa a ideia de uma certa liberdade, da quebra do padrão de envelhecer e ter que cortar o cabelo."

Para quem gosta de triângulos amorosos, Brichta garante que “Amor de Mãe” será um prato cheio. Diante do impasse com Vitória, Davi se envolverá com Amanda (Camila Márdila), enquanto a advogada terá um revival com Raul (Murilo Benício), sua paixão da adolescência. 

"Amanda é uma parceira que trabalha na PWA e começa a ajudar o Davi a descobrir os crimes ambientais que a empresa está causando. Eles acabam se envolvendo. Os dois têm valores muito parecidos", afirma o ator. 

Casado há 13 anos com a atriz Adriana Esteves, 49, que interpreta a personagem Thelma na trama de Manuela Dias, o ator revela qual é a sua “fórmula da compatibilidade” para um relacionamento duradouro. "Os gostos não precisam ser iguais, mas os valores precisam ser parecidos. É basicamente isso. E essa é a questão da novela. Em determinado momento, os valores de Davi e Vitória ficam divergentes. Mas, também, temos que aprender a flexibilizar as relações."

Brichta afirma ter se inspirado em seu irmão biólogo para interpretar Davi. Diz que viver um ambientalista fez com que mudasse alguns de seus hábitos. "Sempre fui uma pessoa bem informada a respeito de questões do meio ambiente. Meu pai [Arno] é geólogo, meu irmão [Maurício] é biólogo e minha família é muito ligada a questões ambientais. Sempre tive um certo cuidado, mas estando em contato com esse assunto na novela, o tema ganha uma outra dimensão na minha vida”, afirma Brichta, que usa um copinho reutilizável para beber água durante a entrevista. 

Confiante na capacidade de mobilização da novela, ele ressalta a necessidade de preservação das áreas limpas da baía de Guanabara e de tratamento das áreas poluídas. "A quantidade de plásticos e microplásticos que existem lá é absurda, exorbitante. É uma sujeira enorme. É importante ressaltar que, quando gravamos lá, nossa equipe levou o lixo que utilizamos em cena todo amarrado, para não ser levado pelo mar."

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem