Televisão

Audiência da Globo cai e chega ao menor índice em três anos, mas emissora continua líder

Canal anunciou nesta semana a troca de lugar de alguns diretores

Fernanda Lima em Amor e Sexo
Fernanda Lima em Amor e Sexo - Mauricio Fidalgo/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os deslizes na audiência da Globo têm sido noticiados com certa frequência nas últimas semanas. Jornal Hoje, Vídeo Show e Amor e Sexo são alguns programas que perderam para a Record na Grande SP ou no cenário nacional. 

O problema, no entanto, não parece ser pontual ou passageiro, embora também não seja uma ameaça à liderança da emissora. De acordo com a coluna Ricardo Feltrin, do UOL, embora novembro termine apenas amanhã, ele será o pior mês da Globo no Ibope desde dezembro de 2015 no país. 

Na Grande SP, por exemplo, a emissora fecha o mês com 12,4 pontos de média no Painel Nacional de Televisão (PNT) nas 24 horas do dia e deve ficar com 15,1 pontos na faixa entre 7h e 0h. Este último índice é o mais baixo dos últimos 35 meses —cada ponto vale por cerca de 240 mil domicílios no PNT.

Ainda de acordo com a coluna, em novembro, das 7h à 0h, a emissora vai ficar com o menor share (% de participação no universo de TVs ligadas) no PNT neste século: 33,5% (ou seja, cerca de 3,3 de cada 10 TVs ligadas sintonizando a emissora). Apenas para comparação, 16 anos atrás, ela chegava a registrar 60%. 

A Globo, no entanto, ainda tem uma grande vantagem em pontos ou share de mais de 50% sobre a Record ou o SBT, mas já promove algumas mudanças. O diretor Mariano Boni, que era do jornalismo, por exemplo, passou a cuidar também de programas como Vídeo Show, Encontro, Conversa Com Bial, Bem Estar e Amor e Sexo. 

Procurada, a Globo afirmou que a queda de audiência no cenário nacional foi de apenas um ponto no mês de novembro e se igual a média de 2014 e 2015 por exemplo. Já na Grande SP, a emissora afirmou que não tem uma média de audiência tão elevada desde 2012.   

 

PNT, 24 horas do dia (cada ponto = 240 mil domicílios)
Globo - 12,4
SBT - 5,6
Record - 5,6
Band - 1,1
RedeTV - 0,6

PNT, das 7h à 0h
Globo - 15,1
Record - 7,3
SBT - 6,6
Band - 1,4
RedeTV - 0,7

Grande SP , 24 horas do dia (cada ponto = 72 mil domicílios)
Globo - 12,1
SBT - 6,5
Record - 6,0
Band - 1,6 
RedeTV - 0,8

Grande SP , das 7h à 0h
Globo - 14,6
Record - 7,7
SBT - 7,3
Band - 2,0
RedeTV - 0,8

Até dia 27 de novembro

Fonte: Dados mensurados pela Kantar Ibope Media e obtidos pela coluna Ricardo Feltrin por terceiros; por contrato, a Kantar não pode preparar ou divulgar  informações comparativas entre seus clientes

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias