Televisão

Globo e Record lançam nesta semana realities para descobrir novos sucessos da música

The Voice Brasil volta nesta terça e Canta Comigo começa na quarta

Jurados do The Voice Brasil enfileirados em suas cadeiras
Jurados do The Voice Brasil: Carlinhos Brown, Michel Teló, Ivete Sangalo e Lulu Santos - Rachel Cunha/Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leandro Vieira
São Paulo

Quem gosta de reality show musical não tem do que reclamar. Nesta semana, dois programas do gênero estreiam na TV brasileira. A Globo vem com a sétima edição do The Voice Brasil, que estreia nesta noite, depois de “Segundo Sol”. Já a Record coloca no ar, na quarta (18), às 22h30, a adaptação do programa inglês “All Together Now”, que aqui se chamará Canta Comigo.

A nova temporada de The Voice Brasil terá surpresas, mas continua mostrando a saga dos candidatos por visibilidade e espaço no mercado musical. As próprias edições anteriores serviram de base para os novos participantes. “Uma das candidatas disse que viu todos os programas e falou que já imaginava que música iria escolher para cantar. Dá para perceber que as pessoas estão estudando o programa”, conta Lulu Santos, técnico da atração ao lado de Michel Teló, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. A apresentação é de Tiago Leifert, e Mariana Rios continua fazendo as reportagens dos bastidores.

 

Neste ano, o The Voice Brasil vai ao ar às terças e quintas-feiras —antes era só uma vez por semana. “O público vai ganhar com isso. Teremos mais chance de cantar e poderemos ouvir mais as histórias dos participantes”, afirma Teló.

Justamente entre esses dois dias de exibição do The Voice Brasil, às quartas, vai ao ar o Canta Comigo, da Record, após o “Jornal da Record”.

O programa terá o comando de Gugu Liberato, que apresenta o seu primeiro reality show musical. “O convite foi uma grata surpresa. Para me preparar, o diretor Rodrigo Carelli deixou disponíveis todas as informações sobre o elenco de jurados, cantores e músicas que seriam interpretadas. Recebi também vários vídeos da [emissora britânica de televisão] BBC, onde o programa foi exibido”, explica ele, que há pouco tempo apresentou outro reality, o Power Couple Brasil, também na Record.

Exibido pela primeira vez no Brasil, o Canta Comigo tem como grande novidade o fato de possuir cem jurados. A maioria são cantores e músicos, mas há também apresentadores, atores e empresários. “Duas emissoras grandes estrearem programas do tipo quer dizer uma coisa muito importante: o mercado da música está forte”, analisa o cantor Conrado, que faz parte do júri. Seja em qual programa for, os participantes não podem se esquecer das responsabilidades. “Quando o artista está no seu melhor momento é que ele deve ter a cabeça centrada para não perder o foco”, afirma Ivete Sangalo.

NOVOS RECURSOS

O The Voice Brasil (Globo), que começa sua sétima edição nesta terça, após “Segundo Sol”, terá um tempero a mais em relação às temporadas passadas. O botão de bloqueio dará a chance de um técnico impedir que outro escolha um candidato durante a fase de audições às cegas.

“Eu acredito que essa ferramenta deixará o programa mais competitivo. A ideia é colocar uma pitada a mais de zoeira nessa brincadeira”, diz Michel Teló. “Nós nos respeitamos e temos um carinho muito grande uns pelos outros, mas, na hora de escolher o candidato, ninguém está ali para brincar”, fala o sertanejo.

Teló, aliás, entrou a sério no The Voice Brasil. Ele ganhou todas as edições de que participou desde quando entrou como técnico, em 2015, no lugar do cantor Daniel.

O botão de bloqueio também provocará momentos de tensão, já que o técnico barrado só saberá que está impedido de chamar um cantor para o seu time no momento em que apertar o botão de escolha. Mas os técnicos terão de ser estratégicos, porque a ferramenta poderá ser usada apenas uma vez durante toda a fase de audição.

“É uma estratégia boa. Quem for bloqueado ainda terá a chance de optar por outros candidatos. Cada impedimento vai exigir uma boa escolha”, diz outro técnico da atração, Carlinhos Brown.

A chance de estar na atração também é maior no The Voice Brasil deste ano. Cada equipe será composta por 18 integrantes, frente aos 12 da versão anterior. Outra novidade desta edição é o recurso do salvamento instantâneo. Em votação no site do programa, o público poderá recuperar candidatos que forem eliminados durante a fase de batalha dos técnicos. Quem passar por tudo isso terá direito a um prêmio de R$ 500 mil e ainda a um contrato com uma grande gravadora.

JÚRI VARIADO

O programa “All To gether Now”, produzido pela emissora britânica BBC, ganha a sua versão nacional, o Canta Comigo, que será exibido, às quartas-feiras, na Record.

Assim como no original, terá como principal característica o corpo de jurados, formado por cem pessoas. Entre elas, estão os cantores Felipe Dylon, Thaíde, Thainá Cardoso, Regis Danese, Conrado, Sula Miranda, Leandro e Gilliard. O júri ainda abre espaço para as apresentadoras Penélope Nova e Andréa Sorvetão e a empresária Lilian Gonçalves.

“Muitos deles eu já conheço e, inclusive, já participaram de meus programas ao longo da minha carreira. Os demais membros terão o mesmo respeito, porque são todos, de alguma forma, ligados ao universo musical”, conta o apresentador Gugu Liberato, que será o maestro da trupe.

Os programas já foram gravados, com exceção da final, que acontecerá no dia 12 de setembro e será ao vivo, com escolha do público. O campeão vai ganhar R$ 300 mil.

“Veremos histórias de vida de alguns candidatos e teremos um espaço para os jurados conversarem entre si”, conta Gugu.

“Parecia impossível reunir tanta gente diferente. Mas a produção foi muito competente e atenciosa e fez com que tudo desse muito certo. Ficamos o tempo todo juntos, e aí houve uma integração enorme entre os jurados”, diz o músico e cantor Roberto Seresteiro.

Para Conrado, o sentimento em muitos momentos ajuda a decidir a escolha dos candidatos. “Às vezes, técnica demais atrapalha. O candidato quer mostrar que sabe demais e não toca quem ouve a música. A simplicidade contou a favor de muitos cantores.”

Os jurados poderão dividir essas emoções com os próprios participantes. Se eles se empolgarem com a apresentação, podem descer ao palco e dividir os vocais com o cantor.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias