Televisão

Após críticas por falta de negros, Globo diz que não seleciona atores por cor de pele

Internautas criaram campanha contra escalação de trama que se passa na Bahia

Laureta (Adriana Esteves ) e Karola (Deborah Secco) em cena no sul da Bahia
Laureta (Adriana Esteves ) e Karola (Deborah Secco) em cena no sul da Bahia - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde as primeiras inserções das chamadas da próxima novela das 21 horas, "Segundo Sol" (Globo), uma onda de internautas vem criticando a falta de atores negros em um folhetim que se passa na Bahia. Entre os nomes dos protagonistas divulgados estão os atores Emílio Dantas, Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli, Deborah Secco e Adriana Esteves. 

"Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso", disse, em nota, a Globo.

De autoria de João Emanuel Carneiro, "Segundo Sol" será ambientada na Bahia, entre Salvador e a fictícia Boiporã. A história terá duas fases separadas por 18 anos. 

"Parece que a nova novela 'Segundo Sol' se passa na Bahia mas quase não tem ator negro. Parece que não teve sol o suficiente"; "Todo mundo sabe que a Tais Araújo é que deveria ser a protagonista de 'Segundo Sol'"; e "A próxima novela da Globo, 'Segundo Sol', se passará na Bahia. No Estado em que quase 80% se auto declaram negro ou pardo o elenco será de maioria branca" são alguns dos comentários encontrados no Twitter. 

Nas redes sociais, internautas criaram uma ação contra a emissora. A campanha "Eu Poderia Estar na Novela Segundo Sol" traz uma lista de atores negros que poderiam compor o elenco. Há nomes como os dos atores Lázaro Ramos, Tais Araújo e Sheron Menezzes. 

Manuela D'Ávila, pré-candidata do PC do B à Presidência, e a página do Facebook Quebrando o Tabu, administrada pelo cineasta Fernando Grostein, também aderiram à campanha.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias