Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Comic Con

Com estandes vizinhos, plataformas de streaming declaram guerra por assinantes na Comic Con

Globoplay, HBO, Amazon Prime Video e Netflix exaltam novidades

Fila para participar de atração sobre a série "Desalma", no estande da Globoplay, na Comic Con
Fila para participar de atração sobre a série "Desalma", no estande da Globoplay, na Comic Con - Mariana Pekin/UOL
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com estandes vizinhos, as principais plataformas de streaming brigam por novos assinantes na Comic Con, que vai até domingo (8), na São Paulo Expo. A Amazon Prime Video aproveitou o momento para anunciar que está investindo em produções brasileiras, enquanto a Netflix tenta se manter e a HBO e Globoplay tentam ir além de quem assiste os seus canais de TV. 

O casal Bianca Faria Ataíde, 29, e Carlos Augusto de Faria Godoy, 28, estão com um grupo de nove pessoas que veio toda de Goiânia. Fãs da série espanhola “La Casa de Papel” (Netflix), eles foram à feira vestidos com os macacões vermelhos dos personagens, “por ser uma caracterização que vai muito bem para grupos”, segundo Ataíde. Eles são assinantes da Netflix, da Prime Video e assistem HBO pela TV a cabo. 

“A gente assina porque é importante incentivar as plataformas a produzir séries e filmes de qualidade”, defende Godoy, que também não abriu mão da TV a cabo. “São formas diferentes de assistir. Você liga a TV para relaxar, sem escolher um programa, por exemplo, são experiências muito diferentes”, completa Ataíde.

“La Casa de Papel” é uma das séries que a Netflix ainda destaca em seu estande, que também exalta os sucessos “Stranger Things”, “Black Mirror” e lembra o clássico “Breaking Bad”, promovendo o filme que dá continuidade à serie, lançado neste ano. 

A curitibana Elisa Costa, 38, fã de "Westworld" (HBO), foi uma das poucas pessoas que apostou no cosplay da série no evento. Vestida como a personagem Dolores, ela disse que viu a série de um jeito muito mais tradicional: “Comprei os DVDs”, contou a técnica judiciária.

Costa assina a Netflix e a Amazon Prime Video, mas tem acesso a HBO pela TV a cabo e nem tinha conhecimento de que era possível assinar só o streaming do canal. “Mas eu não abandonaria a TV a cabo, porque minha irmã mais velha gosta. Por mim, eu ficava só no streaming”, avisa ela.

A HBO, que ganhou muito da atenção dos visitantes no ano passado, com a vinda do elenco de “Game of Thrones”, ficou meio sem opção nessa edição. O estande falava de suas principais séries, com um destaque um pouco maior a “The Dark Materials”, a aposta da plataforma como substituta de “Game of Thrones”, e o mundo de “Westworld”, que terá terceira temporada em 2020. 

A Globoplay é a marca nacional que entra para a disputa. Já equipada com novelas e programas de TV da própria Globo, a plataforma exaltou o terror "Desalma", com Cassia Kiss, Claudia Abreu e Maria Ribeiro no elenco. Ambientada em duas épocas, em 1988 e 2018, o thriller de terror vai apresentar pela primeira vez e em dez episódios o subgênero ''drama sobrenatural'' no mercado brasileiro.

A Amazon Prime Video, que chegou no Brasil neste ano, apostou na série de heróis “The Boys”, na fantasia “Carnival Row”, com Orlando Bloom e Cara Delevigne como protagonistas, além das aclamadas “Deuses Americanos” e “The Good Omens”, ambas inspiradas nos romances de Neil Gaiman.

Além das atrações no seu estande, a plataforma trouxe os atores da série “The Expanse” ao Brasil. O elenco celebrou o fato de a produção ter sido ressuscitada pela Prime Video. Originalmente lançada pelo canal Syfy, ela foi cancelada na terceira temporada, e voltará na próxima sexta-feira (13) pelas mãos da Amazon. 

Na Comic Con, a plataforma ainda lançou seus investimentos em produções brasileiras como a série “Dom” (título provisório), com Flavio Tolezani e Gabriel Leoni, e o reality “Soltos em Floripa”, com participação de Pabllo Vittar. Já estão em produção a mistura de drama e comédia “Setembro”, sobre uma mulher trans que é procurada por um filho que teve no passado.

Ainda serão lançadas no início de 2020, a série documental esportiva "Tudo ou Nada: Seleção Brasileira”, que mostra os bastidores da Copa América, que chega à plataforma em 31 de janeiro, além de L.OV3, uma história de família sobre relacionamentos modernos, e um projeto com Marcelo D2, ainda sem título, nem sinopse. Fãs de Star Trek comemoram uma nova temporada, que marca o retorno do personagem Jean-Luc Picard, que ficou marcado pelo ator Patrick Stewart. 

Nenhuma das plataformas abre números sobre seus investimentos ou número de assinantes, mas a guerra entre as marcas está declarada com o lançamento de séries e filmes originais recorrentes. A Disney, que já tem sua plataforma de streaming no exterior, deve chegar também em breve ao Brasil, e deve criar mais um desafio de entender se os brasileiros vão aderir a diversas assinaturas simultâneas. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem