UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu grammy

Ringo Starr se surpreende com vitória dos Beatles no Grammy: 'Parecia que John estava conosco'

A música 'Now And Then' venceu na categoria Melhor Performance de Rock e teve sua origem em uma fita demo gravada nos anos 1970

Um artista está em um palco, segurando um microfone com a mão esquerda e fazendo um sinal de paz com a mão direita. Ele usa uma jaqueta preta e óculos escuros, e está ao lado de um chapéu branco em um suporte. O fundo do palco é iluminado com luzes coloridas.
Ringo Starr é baterista e tocou nos Beatles entre 1962 e 1970, quando a banda se separou - JASON KEMPIN/Getty Images via AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ringo Starr, 84, contou ter ficado surpreso com a vitória dos Beatles na categoria Melhor Performance de Rock com a música "Now And Then" no mês passado no Grammy, em Los Angeles, Estados Unidos. "Não esperava ganhar, mas foi ótimo. Parecia que John estava conosco", disse o baterista.

Em entrevista à revista People, ele lembrou que a canção foi originada a partir de uma demo gravada por John Lennon (1940-1980) nos anos 1970. McCartney, Harrison e Starr tentaram trabalhar nela vinte anos depois, sem sucesso. A faixa, que também concorria ao prêmio de Gravação do Ano, foi finalizada com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial.

A tecnologia, chamada stem separation, permitiu reaproveitar a gravação antiga, removendo ruídos e isolando os vocais de John Lennon. Os produtores também recuperaram instrumentais de violão e guitarra gravados por George Harrison (1943-2001) em 1995. Para completar a música, foram adicionados a bateria de Starr e o baixo e piano de Paul McCartney.

Separados há 55 anos, os Beatles levantaram novos debates sobre o uso da inteligência artificial na música. A elegibilidade da faixa foi questionada, mas estava dentro das regras do Grammy, que considera válidas as músicas que utilizam tecnologia para aprimorar materiais, e não para a criação. Ringo Starr é baterista e tocou nos Beatles entre 1962 e 1970, quando a banda se separou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem