Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu Todas Natal

Cher fala sobre os 25 anos de 'Believe' e conta por que resolveu fazer seu 1º álbum de Natal

Aos 77 anos, atriz e cantora também comenta o namoro com produtor 40 anos mais novo

A cantora e atriz Cher durante evento em Los Angeles - Michael Tran - 9.mar.2023/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melena Ryzik
The New York Times

Embora seja cantora e artista há seis décadas, Cher nunca havia lançado um dos tipos de lançamentos mais onipresentes (e comercialmente viáveis) do pop: um álbum de Natal. "Eu simplesmente não queria", disse ela. "Eu não sabia como me encaixaria nisso. Eu não sabia como a música de Natal e Cher poderiam se unir e ser harmoniosas."

Então, de repente —sendo Cher— ela mudou de ideia. "Christmas", lançado na sexta-feira (20), é uma aventura de 13 faixas pela música de Natal, com participações especiais de Stevie Wonder, Cyndi Lauper, Michael Bublé, o rapper Tyga e Darlene Love, que reprisa "Christmas (Baby Please Come Home)", na qual Cher cantou pela primeira vez aos 17 anos. "Não havia como eu fazer a música dela sem ela", disse ela.

Acabando de voltar da Semana de Moda de Paris, ela falou por telefone de sua casa na Califórnia, em uma conversa abrangente que abordou sua afinidade em ajudar pessoas sem-teto —"apenas ir e sentar na calçada, conversar e interagir; eu realmente amei isso"— o tempo em que ela foi ao Paquistão para salvar um elefante (há um documentário); e seu novo pop-up de gelato, chamado, é claro, Cherlato.

Aos 77 anos, Cher também sofreu recentemente perdas, incluindo as mortes de sua amiga de longa data Tina Turner em maio e de sua mãe, Georgia Holt, aos 96 anos, pouco antes das festas do ano passado; o álbum é dedicado a ela. Mas ela também tem motivos para ter esperança, como um romance inesperado com o produtor musical Alexander Edwards, 40 anos mais jovem, que a incentivou a voltar ao estúdio, segundo ela. Ele é creditado como produtor em "Christmas" e foi responsável pela colaboração com Tyga.

"Foi uma surpresa que ele conseguiu que o T participasse", disse ela sobre "Drop Top Sleigh Ride", uma faixa sincopada que combinava com a vibe de festa de Natal dela. "Eu sabia que queria fazer algo divertido —o Natal precisa ser assim", acrescentou. "Precisa ser descontraído porque, sabe, quem sabe o que o próximo Natal trará."

Apresentações estão sendo planejadas; ela também está ocupada terminando suas memórias —que, ela admitiu, são intensas e absorventes. "Eu vivi por tempo demais e fiz coisas demais."

Abaixo estão trechos editados da conversa.

Como foram suas primeiras conversas musicais com Alexander?
Ele fala muito sobre música e nós ouvimos música juntos. E ele sabia, por me conhecer, do que eu gostaria. Existem certas progressões de acordes e sons em qualquer música que seu corpo e suas emoções respondem. Ele simplesmente me entendeu tão bem. E ele disse, Cher, você precisa ir —bem, ele não me chama de Cher. Mas ele disse, querida, você precisa voltar ao estúdio porque você não terminou. Você precisa trazer o que você tem de volta para o mundo. E eu fiquei tipo, ah, vamos lá, cara. Mas ele estava falando sério. Ele nem pediu para produzir. Eu só achei que seria muito legal ele fazer isso e eu ter algo com um som muito atual.

Como começou seu relacionamento?
Nós completamos um ano juntos. Nós nos conhecemos na Semana de Moda —estávamos na mesma foto no final do desfile da Ann Demeulemeester. Depois fui visitar Tina na Suíça.

Meu amigo deu a ele meu número e ele me mandou uma mensagem. Eu fiquei tipo, cara, isso não vai dar certo. Vamos lá. Quero dizer, ele foi muito, muito legal. Nós apenas nos tornamos amigos e, quando nos vimos novamente, éramos mais do que isso. Ainda é louco.

Eu sou tipo, velha o suficiente para ser a mãe dele —provavelmente sou mais velha que a mãe dele. Não funciona no papel, mas parece funcionar na realidade que criamos.

Como você se preparou para o álbum?
Eu não canto há anos. Então eu liguei para minha incrível professora, Adrienne Angel, que eu amo como o sol e a lua. Ela tem 96 anos; ela tem sido minha professora desde os meus 40 anos —quando eu estava fazendo filmes, eu não cantava. Bernadette Peters me disse que ela a salvou quando ela estava fazendo "Sunday in the Park with George". Bernadette disse, se você quer recuperar sua voz, vá até ela. Eu só queria que soasse como minha voz. Eu não queria ter que abaixar as notas. Isso sempre entrega. Meu médico disse que eu tenho as cordas vocais de uma garota de 25 anos.

Lembro que tive uma conversa com Barbra Streisand uma vez em um teleton que estávamos fazendo. Ela se inclinou e disse, Cher, por que você ainda está fazendo isso? Eu ainda estava na estrada. E eu disse, porque vai chegar um dia em que eu não vou poder fazer isso. E eu não quero ter pensado que poderia ter feito minha arte por mais tempo e escolhi não fazer.

Quer dizer, olha, você geralmente não tem uma voz muito boa aos 77 anos, certo? Mas parece que muitos de nós estão tendo algum tipo de ressurgimento. Eu não sei o que é. A vingança dos idosos.

Seu lendário single "Believe" está prestes a ter um relançamento de luxo em comemoração ao seu 25º aniversário. Ele ajudou a popularizar o Auto-Tune.
O som de "Believe" começou com uma discussão que Mark [Taylor, seu produtor de longa data] e eu tivemos. O verso não estava bom. E ele continuava dizendo, Cher, você tem que cantar melhor, você tem que cantar melhor. E finalmente eu disse: 'Cara, se você quer que fique melhor, arrume outra pessoa'. E saí.

E, então, na manhã seguinte, eu vi esse cara, esse cara bonito [Andrew Roachford] em um programa matinal, cantando em um vocoder. Eu liguei para o Mark —podemos fazer isso em um vocoder? Ele disse, eu acabei de comprar essa coisa chamada pitch machine, e estou brincando com ela.

Mais tarde, fui ouvir e nós dois pulamos das cadeiras e comemoramos. Eu disse, você nem sabe que sou eu! Ele disse, bem, era isso que eu estava com medo. Eu disse, não, está perfeito. Eu amo isso.

Você não poderia ter ideia do seu legado mudou a música.
Não, claro que não. Estávamos apenas tentando resolver um problema. Outro dia, Alexander estava me dizendo que às vezes, quando alguém não consegue cantar muito bem, eles usam isso. Isso era algo que eu realmente não sabia.

Você se importa que esse som esteja associado a você?
Você está brincando? Eu amo isso. Quero dizer, os jovens não sabem que veio de mim, mas está tudo bem. Talvez os mais velhos também não saibam. Sabe o que eu acredito? O que vem até você, pertence a você. Essa é minha teoria sobre a vida.

Qual é a sua relação com a ambição neste momento da sua vida?
Olha, estou trabalhando muito, então devo ser ambiciosa. Se eu não tivesse amor por isso, não faria. Mas também estou orgulhosa deste álbum. E amo todos que estão nele. Nunca tive pessoas nos meus álbuns antes, e não planejava. Começou com a Cyn [Cyndi Lauper]. Eu disse, vou fazer esse álbum de Natal, e nem tenho certeza do que estou pedindo, mas só quero saber se, se eu precisar de você, você estará lá. Ela disse: "Sim, sim, sim, tudo bem".

E então eu fiz uma música do Stevie [sua versão de "What Christmas Means to Me"], mas havia partes que eu simplesmente não sabia como acessar. Porque pertencem a ele, não a mim. Então fiz minha versão e enviei para ele. Eu pensei que teria que, tipo, me ajoelhar —mas não precisei. Ele disse, Cher, é uma das minhas músicas? Você quer que eu toque gaita nela? Quando ele disse sim, minha irmã e eu estávamos no meu quarto e eu simplesmente corri e pulei na minha cama. Eu estava gritando, "Stevie Wonder vai estar no meu álbum!".

Você está observando outros artistas veteranos agora, para ver como você pode fazer as coisas de forma diferente?
Não vou fazer as coisas de forma diferente. Se as pessoas vêm te ver, elas querem que você faça as coisas que elas gostam. Lembro de ter visto Bob Dylan —acho que foi em "Blood on the Tracks". E fui ao primeiro show e em algumas músicas eu pensei: "O que é isso?". Ele se cansou de cantar as músicas da mesma maneira. Mas as pessoas realmente querem ouvir sua música favorita exatamente da mesma maneira. Não importa se estou cansada disso. Tenho que encontrar dentro de mim o amor por isso e amar o que estou fazendo.

Você já pensou muito nessa fase da sua carreira?
Nunca pensei que chegaria aqui. Quero dizer, minha idade é tão assustadora. É como se os números fossem tão grandes. E continuo pensando, para onde foi? Eu estava ocupada trabalhando. Enquanto eu estava ocupada sendo Cher, como isso aconteceu? Ninguém me deu nenhuma informação.

Ainda tenho muita energia e ainda posso ficar realmente animada com as coisas. Eu moro em Malibu. Posso ver o oceano, e isso é a minha coisa favorita. Amo minha casa. Sou grata.

Como você celebra o Natal?
Eu não cozinho, mas todo mundo acaba na minha casa. Pessoas que ficaram para trás, família. Temos muitas crianças e adolescentes por perto. Na maioria das vezes, estamos apenas conversando, agindo de forma louca, assistindo filmes e passando o tempo juntos. Não colocamos músicas de Natal de verdade, apenas músicas divertidas. Mas a música não parece ser uma parte importante disso. Todo mundo está falando alto demais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem