Música

Xande de Pilares faz sua primeira turnê solo pela Europa, projeta DVD e conta planos para 2019

Artista celebra cinco anos sozinho nos palcos após o Revelação

Xande de Pilares é ovacionado pelo público em Lisboa
Xande de Pilares é ovacionado pelo público em Lisboa - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Xande de Pilares, 49, tem tido um 2019 de grandes projetos. O artista acaba de retornar de uma turnê internacional na qual conseguiu mostrar o seu trabalho para brasileiros no exterior e nativos. Por todos os locais pelos quais passou, foi ovacionado pela multidão.

Xande, ex-vocalista do grupo Revelação e que há cinco anos trilha seus próprios caminhos, colocou o pé em cidades como Genebra (Suíça), Torino (Itália), Stuttgart (Alemanha), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Ovar (Portugal) e Madrid (Espanha). Essa foi a primeira turnê europeia dele. 

“Turnê sensacional! Passei por lugares maravilhosos. Genebra foi um lugar que não havia me apresentado nem com o grupo. Em Lisboa também foi novidade. Vivi momentos incríveis. Muitos não acreditavam no meu recomeço e na continuidade da minha carreira. Então, fiquei feliz”, conta.

Xande de Pilares durante turnê por Londres
Xande de Pilares durante turnê por Londres - Cristiane Lebelem

Na bagagem, ele levou repertório de sucessos da carreira: “Tá Escrito”, ”Clareou”, “Deixa Acontecer”, “Camarote”, “Elas Estão no Controle” e músicas que fazem parte do segundo CD, da fase solo, que tem como título “Esse Menino Sou Eu”. O disco, aliás, teve homenagem à mãe do sambista.

A partir de agora, Xande joga as forças na gravação de seu primeiro DVD solo. Enquanto o repertório é escolhido, ele faz planos para 2019. “Quero continuar construindo meu castelo musical. Vou escrever mais um livro que contribua para o samba. Meus desejos são iguais aos dos meus ídolos: fazer história.”

Neste ano, o artista completa cinco anos cantando sozinho nos palcos. Ele deixou o Revelação e iniciou essa jornada em outubro de 2014 com o lançamento do disco “Perseverança”. De lá para cá, muitos desafios e novidades. O artista conta um pouco mais sobre o que tira e toda essa experiência ainda recente para ele.

“Há dúvidas que têm de fazer parte da caminhada. Se eu achasse que tudo estava certo e fácil, estaria mentindo. E se achasse que já tinha atingido os objetivos, tudo perderia a graça. O que tiro desses cinco anos é a dedicação, a valentia, afinal, a gente bota a cara em cada coisa... Gosto de acordar todo dia de manhã e saber que tenho um objetivo a cumprir”, finaliza.

GRAVAÇÃO DO DVD SERÁ EM MAIO

Um dos grandes momentos na vida do cantor e compositor Xande de Pilares será a realização de seu primeiro DVD em carreira solo. Segundo o artista, a tendência é que isso aconteça em meados de maio. E, por mais que queira guardar segredo quanto ao conteúdo e possíveis participações, o artista conta um pouco do que o público pode esperar.

“Não posso adiantar muito sobre o DVD, mas estou feliz por ser o primeiro trabalho que apresentarei. Tem aquela coisa da minha identidade. Posso dizer que vem canções inéditas, regravações e sucessos que eu gosto, clássicos do samba”, adianta o músico, que a partir de agora corre contra o tempo para tentar levar para a gravação o maior número de artistas possível. “A maior dificuldade é conciliar as agendas. Mas vem gente grande por aí”, diz.

Para que tudo saia do jeito planejado, Xande acredita que só há uma forma de chegar perto da perfeição: trabalhando. “Garanto que eu estou trabalhando incansavelmente para ser um trabalho bacana. Mas terá muita coisa de outros projetos que fiz, como os discos ‘Perseverança’ [2014] e ‘Esse Menino Sou Eu’ [2017]”, completa.
 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem