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Estilo
Descrição de chapéu The New York Times Moda

Como os nepo babies tomaram as passarelas das semanas de moda ao redor do mundo

Com nomes firmados, como Gigi Hadid e Kendall Jenner, tendência não dá sinais de cansaço

Da esq., as modelos Kaia Gerber, Scarlet Stallone e Iris Law, filhas de Cindy Crawford, Sylvester Stallone e Jude Law
Da esq., as modelos Kaia Gerber, Scarlet Stallone e Iris Law, filhas de Cindy Crawford, Sylvester Stallone e Jude Law - Reuters/Instagram
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Elizabeth Paton
The New York Times

Na London Fashion Week, a honra do último look no desfile da Burberry não foi para uma lenda das passarelas como Naomi Campbell, Agyness Deyn ou Lily Donaldson, todas as quais desfilaram para a marca. Em vez disso, Maya Wigram, vestindo uma jaqueta de couro com cinto e uma maxi-saia esvoaçante, fez a volta pela qual a maioria das modelos mataria em sua estreia como modelo.

Desculpe. Maya quem? Maya Wigram, filha da fetichizada estilista Phoebe Philo, que recentemente lançou sua própria marca de moda.

A fixação da moda com os filhos de celebridades não é nova. Gigi e Bella Hadid, Kendall Jenner e Kaia Gerber —muitas das modelos de sucesso atuais do mundo nasceram de pais ricos e famosos. No caso de Gerber, cuja mãe é Cindy Crawford, ajuda ter uma supermodelo de verdade para agradecer por seus genes.

Os nepo babies podem, teoricamente, seguir qualquer profissão. O nepotismo não os restringe à profissão de seus pais. Isso apenas significa que eles tinham laços familiares famosos e bem-sucedidos (ou sobrenomes conhecidos) que os ajudaram a se destacar no campo escolhido.

A revista New York pode ter declarado 2022 como "o ano do bebê nepo", mas a tendência das marcas de luxo contratando jovens que ainda não alcançaram muito profissionalmente, mas que acontecem de ser filhos e filhas de celebridades, não está diminuindo. Se algo, tem ganhado impulso.

Scarlet Stallone, filha de Sylvester Stallone, desfilou pela primeira vez para Tommy Hilfiger durante a New York Fashion Week. Deva Cassel, filha de Monica Bellucci e Vincent Cassel, desfilou para Alberta Ferretti em Milão. Iris Law, cujos pais são Jude Law e Sadie Frost, é o rosto atual da Burberry. Ela também é uma nova contratada da Victoria's Secret ao lado de Lila Moss, filha de Kate Moss.

Lennon Gallagher, cujo pai é o roqueiro Liam Gallagher, do Oasis, e Romeo Beckham, filho de David e Victoria Beckham, recentemente conseguiram trabalhos de modelo de alto perfil. Eve Jobs, filha de Steve Jobs, desfilou para Louis Vuitton na última temporada e Michael Kors nesta temporada.

E uma das modelos mais requisitadas do momento é Amelia Gray Hamlin, filha de Lisa Rinna de "The Real Housewives of Beverly Hills". Ela tem desfilado pelas passarelas de Paris depois de ser contratada no ano passado por marcas como Miu Miu, Balenciaga e Versace.

O apelo para as marcas parece claro. "Cliques são a nova publicidade", disse o ex-diretor de elenco James Scully. "Os nepo babies direcionam grandes quantidades de tráfego online e engajamento, independentemente de quão altos eles sejam ou de quão bem eles possam andar."

Ele observou que muitas dessas modelos têm grandes quantidades de seguidores nas redes sociais e trazem milhões de novos olhares para uma marca, graças às bases de fãs estabelecidas em torno dos laços familiares deles com a televisão, música ou entretenimento. Muitas vezes, os padrões convencionais da indústria são reduzidos para acomodá-los.

"Kaia Gerber e Gigi Hadid teriam entrado em agências e sido contratadas, independentemente de quem fossem seus pais", continuou Scully. "Isso dito, a rede é lançada muito amplamente agora, e quase qualquer um servirá. Se você é a filha com aparência média de uma celebridade nos dias de hoje, francamente, você tem tanta chance de ser escalada para um desfile da Prada quanto se você fosse uma modelo de verdade."

Segundo Lucie Greene, uma previsora de tendências da empresa Light Years, grande parte de nossa curiosidade é impulsionada por um impulso primal de buscar rostos de nepo babies por similaridades genéticas reconhecíveis e contrastes com seus pais famosos, e elogiá-los ou criticá-los de acordo com isso. Também há uma sensação de estar por dentro, disse ela. Talvez você conhecesse a linhagem de Wigram antes de qualquer outra pessoa.

Além disso, em um momento em que belas modelos jovens custam dez por centavo (e muitas vezes não especialmente brilhantes em entrevistas), um pedacinho cuidadosamente selecionado ou dica de beleza obtida de alguém criado em um lar de celebridades gera muito mais manchetes do que aqueles com um histórico convencional.

"Há uma corrida agora para garantir a última prole que atingiu a maioridade, e um senso de prestígio para a marca que consegue reservar a última nepo do quarteirão como modelo ou amiga da casa", disse Greene.

Há também o apelo para a própria prole, fetichizada e bajulada em um mundo onde ser modelo —e ter a capacidade e influência de vender um produto por causa de sua aparência— parece ser a forma definitiva de validação pública. Vinte anos atrás, nepo babies que estavam tentando modelar, como Stella Tennant, muitas vezes se distanciavam de seus sobrenomes para não serem acusados de nepotismo. Em 2024, a maioria busca ativamente essa atenção, sabendo o poder que ela traz.

"As crianças da Geração Z com fama herdada foram criadas nessa bagunça", disse Scully. "Seus padrões de beleza, gosto e conquistas são diferentes porque vivem na era dos influenciadores, então isso é tudo o que conhecem. As personas digitais são tão importantes para eles quanto as reais, não importa quem seja sua mãe ou pai."

Muitos desses herdeiros eventualmente usam o impulso do perfil de modelo como um trampolim para algo mais —frequentemente atuando— como visto nos saltos da passarela para Hollywood por Lily-Rose Depp, Rafferty Law e Dree Hemingway. Muitos reclamam que a indignação e o opróbrio que atraem são injustos.

Quase todos dizem que podem conseguir uma oportunidade, apenas para ter que trabalhar o dobro e ser o dobro melhor para provar que são iguais à tarefa, o que inevitavelmente gera reações negativas de colegas modelos com histórias de origem menos estreladas.

Depois que Depp reclamou sobre o ressentimento durante uma entrevista em 2022, a modelo Vittoria Ceretti escreveu no Instagram: "Eu sei que não é sua culpa, mas por favor, aprecie e saiba de onde veio. Você pode me contar sua triste história sobre isso (mesmo que no final do dia você ainda possa sempre chorar no sofá do seu pai na sua vila em Malibu), mas que tal não poder pagar sua passagem de volta para casa para sua família?".

Anok Yai também postou seus pensamentos sobre modelos "nepo-baby" na plataforma de mídia social. "Ver pessoas se beneficiando do nepotismo não me incomoda em nada —eu sei que meu talento e ética de trabalho me levarão a qualquer lugar que eu queira", ela escreveu. "Mas, caramba, se você soubesse o inferno que passamos só para poder estar na mesma sala em que você nasceu."

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