Ator Celso Frateschi dá vida a inquisidor de Jesus Cristo na peça 'O Grande Inquisidor' em São Paulo
Espetáculo estreia neste sábado e será encenado no Ágora Teatro
Estreia neste sábado (8), no Ágora Teatro, em São Paulo, o espetáculo "O Grande Inquisidor -Século 21". Com atuação e direção de Celso Frateschi, a peça destaca um juiz da Igreja que persegue Jesus Cristo, que volta à Terra.
Cristo é sumariamente preso, interrogado, julgado e condenado à fogueira, sob alegação de estorvar a obra da Igreja. Essa versão do texto do russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), tirada da obra "Os Irmãos Karamazov", é ambientada nos dias atuais.
Segundo Frateschi, o que instiga o público a assistir à montagem são as provocações à reflexão que o protagonista propõe. O ator diz isso baseado na experiência, já que é a terceira vez que interpreta o personagem do monólogo –Jesus, na peça, é representado em pinturas de grafite.
"Os argumentos apresentados pelo inquisidor contra Jesus são perturbadores", adianta Frateschi. Para quem já o viu atuar em outra temporada do espetáculo, ele promete algo diferente. "Esse é um dos
trabalhos mais instigantes da minha vida. É necessário muita pesquisa sobre a igreja e sobre a ideia de religião."
Para a construção de seu personagem, prepara-se há muitos anos. "A construção acontece muito além da sala de ensaio. O inquisidor ocupa a nossa cabeça e o nosso espírito o tempo todo, nos visitando nas horas mais insólitas e inconvenientes."
Comentários
Ver todos os comentários