Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Diversão
Descrição de chapéu Agora

Claudia Raia assume curadoria de teatro em São Paulo e abre espaço para os artistas de rua

Atriz quer formar público para o teatro ao democratizar a arte

Claudia Raia reúne time de celebridades para lançar projeto cultural no Instituto Tomie Otake
Claudia Raia reúne time de celebridades para lançar projeto cultural no Instituto Tomie Otake - Leo Franco/AgNews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Agora

"Graças a Deus ninguém consegue me dizer não." É assim que a atriz Claudia Raia, 51, explica como conseguiu reunir um time de 14 personalidades influentes em diferentes segmentos para inaugurar o Teatral (lê-se Espaço Teatral), no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Com a ajuda desse grupo, a atriz será curadora artística do espaço e espera unir manifestações não só do teatro musical, mas dos esportes, da gastronomia, do cinema, da música, da literatura e de outras vertentes. Um dos planos de Claudia é investir em ingressos populares. A inauguração acontece na próxima quinta (9), com o espetáculo "Charles Chaplin, o Musical".

O diretor de teatro, José Possi Neto, 71, foi um dos primeiros a aceitar a parceria. "Possi fala que eu deveria ter nascido na Alemanha, porque tudo o que eu penso já foi feito na Europa, mesmo sem eu saber disso", brinca a atriz. "Ele morou muitos anos no exterior e diz que esse conceito de unir temas e culturas é muito feito em Paris, por exemplo."

Ela conta que o teatro deve ficar aberto todos os dias da semana. Pode ser com mostras de cinema, espetáculos de teatro e de dança, shows, palestras, workshops e cursos de formação. "Vou receber artistas de rua que tenham pouco espaço e oportunidade de divulgar a sua arte", diz ela, que quer estar perto do seu público.

"Claro que temos de pagar as contas, mas esse projeto é maior do que isso. Sou uma atriz popular, que faz televisão e não posso impedir que o meu público chegue até mim", diz Claudia.

Além de ingressos a preços populares, ela quer formar um público para o teatro, com projetos para crianças, adolescentes e ainda formar profissionais. "Preciso deixar o meu legado, repassar tudo o que aprendi. Há cargos no teatro musical que ainda nem existem aqui no Brasil. Minha ideia é abrir cursos para formar profissionais que trabalhem pelo instinto. Há pessoas que não tiveram como estudar porque não há cursos por aqui", diz a atriz.

Artistas e companhias de teatro independentes também devem ter espaço no projeto que foi idealizado por Claudia. "Há artistas e produtores que não conseguem pagar o teatro para poder entrar nele. Então, espero conseguir trazer qualquer tipo de companhia. Pensei em uma forma de gestão em que eu consiga pagar as contas e dar lugar para todo o mundo", finaliza ela.

FAMOSOS VIRAM CURADORES DO PROJETO

A atriz Claudia Raia teve dois meses para reunir um time de 12 especialistas em diferentes áreas para compor o projeto do teatro. A ideia é que esses nomes sejam substituídos periodicamente. "Nosso critério de escolha foi encontrar pessoas apaixonadas pelo que fazem e que possam passar o seu legado, além de apresentar o futuro em cada área", afirma Claudia Raia. "Esse é o time dos sonhos. Sei que são pessoas muito ocupadas, mas que ajudarão a conceituar as primeiras ideias desse projeto."

No cinema, por exemplo, o crítico Rubens Ewald Filho disse que gostaria de debater o motivo pelo qual o brasileiro tem vergonha de dizer que gosta de comédia brasileira. "Todos acham que são filmes secundários, mas temos grandes talentos, como a Ingrid Guimarães, que lota salas em todo o país", afirma o crítico.

A própria Ingrid, aliás, acredita que a discussão pode ir além. "Há também uma divisão entre o blockbuster [filme de grandes bilheterias] e o cinema autoral, como se eles competissem. Queremos que as pessoas tenham acesso a esses dois tipos de cinema", defende a atriz.

A escritora Thalita Rebouças é a entusiasta do público adolescente e Claudia Raia a convidou com esse intuito. "Queremos abraçar os jovens, que estão ficando cada vez mais distantes do teatro. Queremos oferecer o que eles desejam ver de forma teatralizada. A Thalita é um fenômeno de literatura, provando que basta ter uma boa história para atrai-los", afirma Claudia.

"CHAPLIN, O MUSICAL', FAZ A ESTREIA DO TEATRO

O Teatral abre na próxima quinta-feira (9) com o espetáculo "Chaplin, o Musical". O primeiro fim de semana já está com os ingressos esgotados. Mas estão abertas as vendas para sessões até o fim de agosto. Há opções a partir de R$ 75.

Com versão brasileira adaptada por Miguel Falabella e produzida por Claudia Raia, a montagem tem o ator Jarbas Homem de Mello, marido de Claudia, no papel principal. Além de trazer músicas originais dos filmes de Charles Chaplin (1889-1977), a peça tem projeções que exibem trechos de produções do cineasta, como “O Garoto” (1921), “O Circo” (1928) e “Tempos Modernos” (1936). A programação pode ser vista no site  Espaço Teatral.

A agenda do teatro abarcará todo o tipo de manifestação artística. O espaço tem uma área menor para palestras, workshops e eventos corporativos e um teatro maior, com 625 lugares. "O nosso projeto é de aculturamento, ou seja, de fundir culturas, explorando o máximo de cada assunto", diz Claudia Raia.

"Se o tema for feijoada, haverá a história da comida, degustação ou até um grupo de dança que envolva o tema", exemplifica a atriz.

Até os eventos corporativos podem ter uma veia lúdica, segundo Raia. "Queremos que esse lugar seja como um portal dos sonhos, em que as pessoas que passaram por ele saiam transformadas", explica a atriz.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem