Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu jornalismo

'Jesus Cristo continua sendo deturpado', diz o jornalista Rodrigo Alvarez, estudioso das religiões

Seu programa Expedições ao Sagrado estreia em 19 de outubro na TV Aparecida

O jornalista Rodrigo Alvarez na Igreja da Ressurreição, em Ipanema (zona sul do Rio) - Ricardo Borges - 30.set.2015/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Alvarez ainda estava na faculdade de jornalismo quando entrou na Globo, através de um programa de treinamento. Começou como editor de imagens, passou a repórter da madrugada, produziu uma série de reportagens de peso no Brasil e no exterior, e foi correspondente em Nova York, Jerusalém, Berlim e Paris. Em 2019, depois de 23 anos na emissora, achou que era a hora de sair.

Hoje Rodrigo mora novamente em Paris, com a mulher e dois filhos. Seu tempo é dividido entre muitos projetos diferentes. Já tem 12 livros publicados, e assinou um contrato com a editora Record para outros três. Sua plataforma Jornada Infinita, presente no YouTube e nas redes sociais, oferece conteúdos diversos e cursos online.

Desde agosto, tem um quadro fixo no programa Melhor da Noite (Band), toda segunda-feira. E, no dia 19 de outubro, estreia na TV Aparecida a série "Expedições ao Sagrado", em que percorre o mundo em busca de lugares fundamentais para o cristianismo e outras religiões.

"Já fomos aos Estados Unidos, França, Israel, territórios palestinos e Malta", conta Rodrigo, por videoconferência. "Tem um episódio que é sobre os judeus de Nova York. A gente conta um pouco como é a religião deles, que vai do judeu ultraortodoxo ao judeu ateu. Tem também o judeu reformista, que às vezes se parece com o cristão."

Pergunto se a TV Aparecida não interferiu no conteúdo dos programas. "Temos um compromisso com eles, e eles com a gente", responde o jornalista. "Temos a liberdade para falar do sagrado onde quer que ele esteja, mesmo que não seja sagrado para todos que estão assistindo. Porque podemos e devemos respeitar todas as formas de religião."

"O cristianismo é 90% do conteúdo. Mas tem um episódio que é sobre Hare Krishna [uma fé derivada do hinduísmo]. Tem episódio sobre o Islã."

"Quero deixar claro que o nosso padrão é de respeito à história. Quando a história diverge de qualquer tradição, eu aponto. A gente não tem o papel de romper mitos nem de revelar verdades ocultas. Mas, sempre que a história estiver dizendo diferente do que a tradição pensa, eu aponto."

Rodrigo Alvarez ainda não assistiu direito à série "The Chosen", que humaniza os apóstolos de Jesus, mas quer ver mais. "Eu acho [a premissa] interessante. Porque a mistificação foi muito ruim, no final das contas, para o cristianismo. A Idade Média criou muitos mitos, na acepção mesmo de coisas falsas. Muitas relíquias inventadas, muitas histórias inventadas."

"Depois de todo esse estudo que eu venho fazendo, o que mais me impacta é ver o quanto a Idade Média distorceu o cristianismo. Ele chegou fantasioso até nós. E, quando você vai voltando para as origens, vai descobrindo que existe, primeiro, uma coisa muito mais autêntica."

E acrescenta: "A gente conhece mais sobre Jesus hoje do que se conhecia no século passado. Do que se conheceu na Idade Média inteira. Porque a nossa arqueologia permitiu conhecer tudo isso".

"As lendas me interessam pela curiosidade histórica. Mas, se eu quero conhecer quem foi Jesus Cristo, preciso tirar tudo da frente. Preciso limpar toda essas nuvens que foram colocando ao longo do caminho, para enxergar um pouquinho mais próximo. Nunca a gente vai ter a realidade, mas mais próximo da realidade. Jesus continua sendo deturpado."

"Meu interesse é muito humano e histórico. Eu acho que a religião católica e cristã é tão forte na nossa cultura, é tão presente em toda a nossa maneira de pensar, que a gente precisa conhecê-la melhor."

Um dos três livros que Rodrigo ainda vai escrever para a Record é uma ficção em que Jesus Cristo é o personagem principal. "Pesquisando, eu enxerguei muito sobre quem realmente foi Jesus. E eu só consigo contar isso como uma ficção." A publicação está prevista para o final de 2024.

"Expedições ao Sagrado", com reportagens de Rodrigo Alvarez e apresentação de Sérgio Patrick, estreia na TV Aparecida no dia 19 de outubro, às 22 horas. Serão 24 episódios com cerca de uma hora cada, exibidos às quintas e depois reprisados aos domingos, às 16h50.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem