Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Entrevistas com as filhas e o suposto filho de Gugu Liberato atiçam a briga pela fortuna do apresentador

Caso já está virando um 'Succession' à brasileira, tantas são as reviravoltas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A disputa pela herança bilionária de Gugu Liberato já teve tantas revelações e "plot twists" que virou praticamente um "Succession" à brasileira, só que da vida real.

A sequência de reviravoltas e fatos novos é tão grande que, se estivesse no roteiro de uma série, seria tachada de inverossímil. Começou com a exclusão de Rose Miriam Di Matteo, a mãe dos três filhos de Gugu, do testamento do apresentador. As coisas se complicaram quando Thiago Salvático entrou em cena. O chef alega ter mantido uma relação estável com Gugu, o que lhe daria direito a um quinhão de sua fortuna.

Uma discussão interminável sobre a sexualidade de Gugu Liberato incendiou as redes sociais. Na semana passada, uma carta de Rose Miriam ao pai de seus filhos pôs mais lenha na fogueira, mostrando que ela não se conformava com a "preferência sexual" dele, e que pretendia "mudar essa situação" com jejuns e orações. E ainda teve o súbito aparecimento de um filho bastardo do apresentador, um clichê digno das piores novelas.



Neste domingo, dois programas foram atrás de envolvidos neste imbróglio. O Fantástico (Globo) entrevistou as gêmeas Marina e Sofia, as filhas mais novas de Rose e Gugu. As irmãs, que apoiam as reivindicações da mãe, se disseram surpresas com o pedido de reconhecimento de paternidade feito por Ricardo Rocha, o suposto filho que o apresentador teria tido aos 14 anos de idade.

Ao longo de uma matéria que conseguiu resumir o caso todo em menos de 10 minutos, as meninas se mostraram serenas. Negaram estarem rompidas com o irmão mais velho, João Augusto, que se opõe à mãe, e contaram que acham improvável que o pai tenha tido um filho ainda no começo da adolescência. As duas já haviam declarado estarem dispostas a fazer o quanto antes o exame de DNA, que irá apontar se Ricardo Rocha é mesmo meio-irmão delas.

O suposto bastardo foi entrevistado por Roberto Cabrini no Domingo Espetacular (Record). Uma reportagem enfadonha, com mais de 25 minutos de duração, indigna da boa reputação de Cabrini como jornalista. O mesmo mote foi repetido várias vezes: Rocha tem certeza de que Gugu é seu pai, porque era isto o que sua mãe lhe dizia. Não há nenhuma outra prova ou evidência.

Em foto colorida, montagem de uma entrevista
Ricardo Rocha, suposto filho de Gugu Liberato, é entrevistado no programa Domingo Espetacular - Reprodução


Aos 48 anos de idade, Ricardo Rocha não parece nada com Gugu, e até aparenta mais idade do que os 60 anos que tinha o apresentador, quando este morreu em 2019. Mas o que realmente torna tudo muito suspeito foi a demora de Rocha em vir a público. Por que só agora? Por que nunca procurou seu suposto pai quando ele ainda estava vivo? Por que não se manifestou quando ele morreu? Perguntado por Cabrini, Rocha respondeu apenas que tinha medo de se expor. Não convenceu.

Essa briga toda pelo espólio de Gugu fica ainda mais assombrosa quando lembramos que ninguém da família do apresentador jamais entrará no cheque especial pelo resto da vida. Minha colega Rosana Hermann fez um cálculo em sua última coluna: cada um dos cinco sobrinhos contemplados no testamento do apresentador receberá cerca de 50 milhões de reais. Aplicado, este dinheiro renderia R$ 372 mil no primeiro mês. É grana a perder de vista.

Podemos questionar a ganância de Rose Miriam: mesmo fora do testamento, ela ficou com a casa onde vive no condomínio de Alphaville, nos arredores de São Paulo. Também tem direito a uma pensão vitalícia no valor de 10 mil dólares por mês, o que, no câmbio atual, dá quase R$ 48 mil reais. E será que ela acredita que seus filhos, que podem ficar com 75% dos bens do pai, algum dia a deixarão à míngua?

A carta de Rose a Gugu, divulgada na semana passada, revela que ela não era a cúmplice que ele precisava para ser a mãe de seus filhos. A homofobia que emana daquelas linhas é repulsiva, e Rose perdeu qualquer resquício de simpatia que eu poderia ter por ela.

Gugu, que Deus o tenha, também pode ser questionado. Para manter as aparências, o apresentador acabou criando uma confusão colossal, e hoje tem exposta a intimidade que tanto lutou para preservar.

Muito dinheiro é ótimo, mas também é um chamariz de problemas. O circo armado em torno da herança de Gugu Liberato segue em cartaz, como atestaram as reportagens exibidas neste domingo. Se fosse uma série, estaria estreando mais uma temporada, e nada indica que será a última.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem