Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Clima entre Patrícia Poeta e Manoel Soares estaria tenso nos bastidores do Encontro

Programa vai bem de audiência, mas apresentadora segue criticada na web

Patrícia Poeta e Manoel Soares, do Encontro - Daniela Toviansky/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No ar há quase dois meses, o Encontro com Patrícia Poeta vive uma situação inusitada. Peça fundamental do projeto "Super Manhãs" da Globo, o programa vem alcançando expressivos índices de audiência –mais altos até do que atingia quando Fátima Bernardes estava no comando da atração.

Mas, nas redes sociais, Patrícia Poeta continua sendo atacada diariamente. Muitos internautas reclamam do pouco espaço que a jornalista dá a Manoel Soares, que divide com ela a apresentação do programa.

Agora surgem relatos de que o clima está tenso nos bastidores. A equipe de produção teria se dividido: parte dela estaria no "time Patrícia" e outra parte, maior, jogaria pelo "time Manoel". Os dois, é claro, negam qualquer atrito, e a Globo é sempre rápida em desmentir qualquer boato sobre um possível conflito.

Um fato é inegável: Manoel Soares e Patrícia Poeta não têm química. Ambos são profissionais competentes, mas juntos, não dão liga. Também é verdade que ela o interrompe diversas vezes. Nos últimos tempos, ele vem dando o troco, se estendendo em comentários e não deixando a colega falar.

Na semana passada, chegou a circular a informação de que Manoel teria pedido para sair do programa. Tudo foi prontamente refutado, e a dupla continua no ar. Mas o que aconteceria se a Globo fosse forçada a tomar partido?

Não tenham dúvidas: a emissora ficaria ao lado de Patrícia Poeta. É o nome dela que aparece no título do programa. É ela quem tem muitos anos de casa. Além do mais, o Encontro vai bem no Ibope, e não faltam anunciantes.

O que não quer dizer que a emissora abriria mão de Manoel Soares. Com uma forte presença no vídeo e milhares de seguidores nas redes sociais, o jornalista baiano, que morou anos no Rio Grande do Sul, parece ter sido moldado sob medida para o plano da Globo de ampliar a diversidade de seus apresentadores e falar com um público cada vez mais consciente das desigualdades.

Na Globo desde 2017, Manoel foi conquistando cada vez mais espaço, participando de diversos programas da emissora. Sua imagem forte foi muito usada na campanha publicitária do novo Encontro, dando a entender que ele estava em pé de igualdade com Patrícia Poeta. Foi só na estreia que o público se deu conta que era ela, e apenas ela, quem aparecia no nome da atração.

Isso pode ter gerado uma certa dissonância cognitiva entre muitos espectadores. Ficou com cara de que, na última hora, Patrícia teria exigido maior protagonismo, relegando Manoel à função de coadjuvante. O que não teria gerado maiores problemas se os dois formassem um par afinado em frente às câmeras, mas não foi isto o que aconteceu.

Até quando esta situação persistirá? Impossível dizer. Tudo o que sabemos sobre a treta nos bastidores vem de fontes anônimas. Não dá para confirmar nada, e os envolvidos negam tudo.

Mas uma coisa é certa: mesmo com bons números de audiência, o Encontro tem um ponto fraco na rejeição que Patrícia Poeta sofre na web. Vamos ver se a Globo fará algo a respeito.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem