Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Tiago Leifert substitui Faustão com brilho e encanta a internet

Mesmo com a ausência do titular, Domingão manteve liderança e bateu a Copa América

Tiago Leifert brinca que fez uma ficha igual a que Faustão usa em seu programa

Tiago Leifert brinca que fez uma ficha igual a que Faustão usa em seu programa Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Faltando apenas seis meses para terminar seu contrato com a Globo, Fausto Silva deixou de comandar seu programa dominical pela primeira vez em 32 anos. É incrível pensar que, ao longo dessas décadas todas, o apresentador não faltou um único dia para o qual estava escalado. Ninguém, até este domingo (13), o havia substituído à frente do Domingão. Nem mesmo a Ana Furtado!

Essa tarefa ingrata coube a Tiago Leifert, e de sopetão. O condutor do Big Brother Brasil foi chamado às pressas na quinta (10), o mesmo dia em que Faustão foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de uma infecção urinária.

Aos 41 anos de idade, Leifert já acumula uma vasta quilometragem como apresentador de TV. Vindo da cobertura esportiva, ele teve sua primeira oportunidade em um programa de variedades logo na estreia do The Voice Brasil, em 2012.

De lá para cá, seu currículo engordou com É de Casa, The Voice Kids, Zero 1 e aparições eventuais no Fantástico, no Encontro com Fátima Bernardes e no Criança Esperança. Sem falar em seu desempenho excepcional no comando do Big Brother Brasil, talvez o trabalho mais árduo da TV brasileira, no qual Leifert vem melhorando a cada ano que passa.

Mas apresentar um programa como o Domingão é outra coisa. Mesmo com auditório virtual por causa da pandemia, aquilo lá é um circo. Tem bailarinas, jurados, concorrentes do Super Dança dos Famosos, as anacrônicas videocassetadas e infinitas ações de merchandising. É preciso pulso firme e visão geral do conjunto para não deixar o ritmo desandar.

Ninguém esperava que Tiago Leifert se saísse mal nesta missão. A surpresa, se é que se pode falar assim, é que ele se saiu excepcionalmente bem. Exalando bom humor e segurança em frente às câmeras, Leifert conseguiu ser fiel a si mesmo, até mesmo no figurino, ao mesmo tempo em que imprimiu um tom distinto do que impõe ao BBB. Ah, e sem deixar de homenagear Faustão em nenhum momento.

A internet adorou. O programa mal havia começado, e as redes sociais já se enchiam de elogios. O Ibope também gostou: o programa manteve a liderança no horário e bateu a estreia da seleção brasileira na Copa América, exibida pelo SBT.

Tiago Leifert se mostrou pronto para apresentar qualquer coisa (ao contrário, por exemplo, de André Marques, que está afundando a nova temporada de No Limite com seu desânimo contagiante).

Mas nem tudo são flores. A internação de Fausto Silva reviveu os boatos de que sua saúde frágil seria uma das razões para a Globo abrir mão do apresentador. De fato, ele está visivelmente mais magro. Como será sua performance na Band, para onde ele se transfere em 2022?

Outra dúvida que circulou nas redes: será que a Globo tomou a decisão correta ao escalar Luciano Huck para assumir as tardes de domingo a partir do ano que vem? O apresentador do Caldeirão renovou contrato recentemente, e sua nova atração dominical já está sendo preparada. Mas o desempenho estelar de Tiago Leifert no Domingão excitou a imaginação da galera.

É bastante improvável que, a esta altura, Huck seja trocado por Leifert. Para isto, o BBB precisaria de um novo apresentador, e não há nenhum herdeiro natural para o posto. Também dependeria da vontade do próprio Tiago Leifert: será que ele está disposto a comandar um programa de domingo pelo resto da vida?

De qualquer forma, foi revigorante ver o rapaz se sair tão bem. Tomara que Fausto Silva esteja plenamente recuperado e de volta ao Domingão na semana que vem, mas eu juro que não ficarei chateado se Tiago Leifert precisar substituí-lo mais uma vez.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem