Tony Goes

Tiago Leifert foi tão bem à frente do Domingão que atropelou Fausto Silva

Boa performance do titular do BBB ajudou a Globo a se livrar de Faustão

O apresentador e jornalista Tiago Leifert

O apresentador e jornalista Tiago Leifert João Cotta/Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de 32 anos como uma das maiores estrelas da casa, Fausto Silva se tornou uma batata quente para a Globo. A emissora queria que este fosse o último ano do apresentador à frente do Domingão, e avisaria só no segundo semestre que ele estava de saída. Sonhava, também, que Faustão se aposentasse ou que, pelo menos, sumisse por uns tempos.

Faltou combinar com o próprio. Em janeiro, partiu dele o vazamento da notícia de que estava deixando a Globo. Pega de surpresa, a emissora correu a anunciar que a derradeira temporada do Domingão seria espetacular, com edições especiais de quadros como Dança dos Famosos.

O plano parecia ter voltado aos trilhos, quando Faustão soltou um novo petardo: em 2022, ele estará de volta à Band, seu antigo lar. Cris Gomes, ex-diretor do Domingão, já se bandeou para a emissora dos Saad, para preparar a nova atração de Fausto Silva.

A novidade incomodou sobremaneira a cúpula da Globo. A despedida triunfal de um de seus maiores nomes se transformou em mero aquecimento para um novo programa na concorrência. Cogitou-se que Faustão ficaria no ar só até agosto, quando termina a Super Dança dos Famosos, que reúne campeões de outras edições da competição.

Aí, foi a vez do destino intervir. Na quinta passada (10), Fausto Silva foi internado às pressas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma infecção urinária. E a Globo precisou arrancar Tiago Leifert de suas férias, para que ele apresentasse o Domingão do dia 13 de junho.

Com a cancha de quem já encarou cinco temporadas do Big Brother Brasil, Leifert deu um show. Seguro, engraçado, respeitoso com o titular do programa, ele entregou uma performance que conseguiu uma façanha impossível no Brasil polarizado de hoje: uniu os internautas, que foram unânimes nos elogios.

Pelo jeito, o desempenho estelar do rapaz também agradou à Globo, que anunciou nesta quinta (17) que Tiago Leifert é o novo apresentador do Domingão. Ficará até o final do ano, preparando o terreno para a estreia de Luciano Huck, em 2022, com um formato totalmente diferente. Apesar de já estar recuperado, Faustão foi atropelado pelos acontecimentos, e não volta mais ao ar na emissora.

A notícia é estrepitosa, dessas que abalam o mercado publicitário e os sites de entretenimento. A saída súbita de Fausto Silva marca uma troca de gerações na Globo, pelo menos no horário vespertino. É um final melancólico para uma relação sólida, entre apresentador e emissora, que durou mais de três décadas.​

Cabe notar também a irresistível ascensão de Tiago Leifert. Ele é prata da casa: despontou profissionalmente na própria Globo, ao contrário de Faustão, Huck, Ana Maria Braga e tantos outros. Também já se provou mais do que versátil, capaz de comandar tanto uma atração de nicho, o programa de games Zero1, como segurar o rojão que são os três meses e pico de uma temporada do BBB.

Já se fala que Leifert pode ir para as tardes de sábado no ano que vem, ocupando o espaço deixado por Luciano Huck. É bastante provável, mas isto não deve acontecer antes de terminar o BBB 22. A médio prazo, o próprio trono dominical de Huck –que renovou com a Globo por mais cinco anos– pode estar ameaçado. Quem viver, verá.

Tony Goes

Tony Goes tem 60 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem