Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Comediantes tentam salvar No Limite e Mestre do Sabor, mas não geram engajamento

Rafael Infante e Edelson Ribeiro ainda não corresponderam às expectativas

O humorista Rafael Infante comenta os melhores acontecimentos do programa No Limite, e Edelson Ribeiro comenta o programa Mestre do Sabor - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos grandes acertos do Big Brother Brasil 20 foi a introdução do CAT BBB nas noites de terça-feira, quando ocorrem as eliminações. O quadro foi tão bem que voltou no BBB 21, com o comediante Rafael Portugal atendendo ligações em um fictício “centro de atendimento” e dando respostas hilárias às demandas dos telespectadores.

Agora a Globo tenta repetir a fórmula em dois outros reality shows competitivos: a terceira temporada de Mestre do Sabor e o ressuscitado No Limite. Nenhum deles é um fenômeno de audiência. Portanto, qualquer ajuda é bem-vinda.

Mestre do Sabor é um sucesso comercial. É um formato criado dentro da própria emissora, para entrar –com bastante atraso– na onda dos concursos culinários. Não faltam patrocinadores, mas não é o tipo de programa que incendeia as redes sociais.

Para corrigir esta falha, Boninho convocou o humorista maranhense Edelson Ribeiro, também conhecido como o Sobrevivente. Com mais de 2,6 milhões de seguidores no Instagram, Ribeiro faz sucesso com vídeos em que narra e comenta o preparo de pratos estranhos. Parece sob medida para Mestre do Sabor, certo?

Só que alguma coisa se perdeu na passagem para a televisão. O quadro VAR do Sabor, no ar há algumas semanas, ainda não causou o impacto esperado. Talvez porque sejam só duas inserções por episódio, com não mais de um minuto cada uma.

Ou, vai ver, porque o tom irreverente de uma pessoa comum espantada com os ingredientes exóticos usados pelos concorrentes do reality, não combine com a seriedade imprimida pelos jurados.

O caso de No Limite é mais grave. Fora do ar há mais de uma década, o pioneiro dos reality shows da TV brasileira retornou com um elenco inteiramente formado por ex-BBBs. Com caras já conhecidas pelo público, imaginou-se que o engajamento seria imediato.

Não foi o que aconteceu. O programa derrubou os números de audiência de seu horário, e a repercussão na internet passa longe da que teve o BBB 20. Parte desse fiasco pode ser atribuída ao apresentador André Marques, que não tem a energia de seu antecessor, Zeca Camargo, nem parece muito interessado no desenrolar das provas.

Nesta terça (22), o ator Rafael Infante estreou o quadro Sem Limites, em que comenta o comportamento dos participantes. Tarimbado por participações em vários programas da Globo e inúmeros vídeos do Porta dos Fundos, ele parecia ser uma aposta certeira para esquentar No Limite.

Por enquanto, não deu certo. Infante surgiu em três inserções rápidas explicando para o telespectador cenas que ele já havia visto. Não acrescentou nada e não teve a menor graça.

Tanto Edelson Ribeiro quanto Rafael Infante são talentosos e muito bem-sucedidos em outras empreitadas. Mas, até o momento, nenhum dos dois disse a que veio em seus respectivos programas.

O que levanta a suspeita de que o problema não esteja nos comediantes, mas na maneira como eles vêm sendo aproveitados. Em última análise, nos reality shows em si.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem