Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

A Fazenda 12: Assim como o BBB 20, programa está se tornando um matriarcado

Nas três eliminações até o momento, só homens deixaram a competição

Biel, Raissa e Rodrigo estão na roça
Rodrigo foi o eliminado na terceira roça em disputa com Biel e Raissa - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos: esse conteúdo foi alterado

O público de A Fazenda 12 vem se mostrando implacável com as samambaias. Enfurnado em casa há meses e sedento por entretenimento agitado, o espectador do reality da Record não perdoa os jogadores discretos, que procuram não fazer marola. Três deles já foram despachados de volta.

Depois de Fernandinho Beat Box e de J. P. Gadêlha, nesta quinta (1º) foi a vez de Rodrigo Moraes deixar a competição. Em três semanas de confinamento, o apresentador e influenciador – e também o menos conhecido entre os 20 participantes –pouco disse ao que veio. Seu desempenho apagado lhe rendeu a eliminação, justo no dia de seu aniversário.

Com a saída de Moraes, restam duas negras em Itapecerica: a atriz Lidi Lisboa, e a cantora Jojo Todynho. Se elas não estiverem entre as próximas defenestradas, fica difícil encorpar a narrativa de que a audiência é racista. Mas uma outra tendência parece estar se desenhando. Com apenas sete homens e todas as 10 mulheres ainda na disputa, A Fazenda 12 está em vias de se tornar um matriarcado.

Aconteceu a mesma coisa no BBB 20, encerrado em abril. Paredão após paredão, foram sendo descartados todos os boys-lixo da “casa mais vigiada do Brasil”. De nada adiantou eles juntarem forças para expor as meninas do jogo. Ao contrário: eles é que escancararam seu machismo, alavancando a própria rejeição. Depois de algumas rodadas, só restou Babu Santana no reality da Globo, bendito entre as mulheres. Na reta final, nem ele.

Claro que ainda é cedo para cravar uma previsão quanto A Fazenda 12. Pode ser mera coincidência que três homens tenham saído em sequência. Mas um detalhe me chama a atenção: Raissa Barbosa já sobreviveu a duas roças.

Raissa é um caso curioso. Até onde eu me lembro, é a primeira participante de reality interessada em promover não sua carreira como atriz ou apresentadora, mas como modelo de fotos eróticas. Seu grande projeto no momento é um perfil na plataforma Onlyfans, cuja assinatura mensal custa US$ 19,99 (cerca de R$ 112). O mais legal é que o público da pudica Record parece não estar nem aí.

Há quase um mês no ar, A Fazenda 12 ainda não tem um favorito. Mas já tem três protagonistas: Cartolouco, Biel e Jojo Todynho. Desbocados e polarizadores, são eles os que mais agitam o confinamento.

Os dois rapazes já tiveram suas popularidades testadas na roça, e escaparam incólumes. A funkeira ainda não teve essa “oportunidade”, portanto é difícil avaliar se ela é mesmo querida por quem acompanha o programa.

A notícia boa é que, mesmo se virar um matriarcado, A Fazenda 12 ainda promete diversão. Não há fadas sensatas lá dentro. Com exceção de Lidi Lisboa, todas as outras moças parecem dispostas a perder as estribeiras e, se for preciso, investirem umas contra as outras. Ao contrário do que aconteceu no BBB 20, poucas devem sair amigas dali. Melhor para o jogo e melhor para o espectador.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

O texto afirmou inicialmente que Lidi Lisboa era a única participante negra ainda em A Fazenda 12, mas há duas: Lidi Lisboa e Jojo Todynho. Informação foi corrrigida.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem