Tony Goes

BBB 19 estreia sem grandes surpresas, mas elenco parece bem escolhido

Entre os 17 participantes não há nenhuma 'samambaia': todos vão render

Os 17 participantes reunidos na sala para conversar com Tiago Leifert
Os 17 participantes reunidos na sala para conversar com Tiago Leifert - Divulgação

Boninho prometeu uma “bomba” para o primeiro episódio da 19ª edição do “Big Brother Brasil”. O sadismo do diretor já é bem conhecido. Qual seria a tortura inominável a que ele submeteria os concorrentes deste ano?

Um paredão. Só isso. OK, um paredão com 14 pessoas – apenas três terão imunidade. E o público votará em quem quer que fique (um “voto do bem”, segundo o apresentador Tiago Leifert). No final, só um dos 17 será eliminado.

Se fizermos as contas, veremos que a probabilidade de alguém sair de um paredão com 14 pessoas é muito menor do que de um paredão com apenas duas ou três. Se eu estivesse na “casa mais vigiada do Brasil”, respiraria aliviado: nada de prova de resistência logo de cara!

Nem prova do líder vai ter esta semana. O risco agora é termos 14 moscas mortas andando para lá e para cá, trocando amabilidades entre si e tentando cair nas graças do espectador.

 

Talvez isto não aconteça, mesmo que o clima de terror pretendido por Boninho não tenha se instalado. Porque o elenco deste ano me parece o mais sólido, o mais bem escolhido, de todas as edições do reality show.

Não que haja alguém realmente surpreendente entre os 17 selecionados. Eram 18, mas o gaúcho Fábio, que chegou a ser anunciado, foi desclassificado antes mesmo da estreia, e não foi substituído.

Aliás, a Globo faria muito bem em esclarecer as causas dessa eliminação. Comenta-se na internet que Fábio saiu porque tinha o patrocínio de uma marca de roupas, o que é proibido pelas regras do programa. Se foi isto mesmo, por que a emissora não confirma? O público não pode conhecer o regulamento? Este silêncio levanta a suspeita de que o verdadeiro motivo foi algo muito pior.

Mas voltando ao plantel de 2019: parabéns a todos os envolvidos. Aos próprios participantes, aos diretores de casting e até aos editores dos vídeos de apresentação, todos muito bons. Fiquei com a sensação de que, desta vez, não há nenhuma “samambaia” competindo: aquela pessoa que fica quieta num canto, rezando para não ser notada e fazendo fotossíntese.

 

O carioca Danrley é simpaticíssimo. A mineira Paula encantou o país ao assumir sua voz de taquara rachada. A baiana Carolina é uma força da natureza. E a carioca Hana, com seu veganismo e suas opiniões feministas, já é a rainha dos comentários nas redes sociais.

Pelo menos à primeira vista, não há ninguém repelente entre os 17 felizardos. Por outro lado, também não há surpresas. Foi-se o tempo em que uma transexual ou mesmo um gay era uma novidade. O BBB continua fiel ao padrão básico de malhados e gostosas, com alguns tipos exóticos para enfeitar.

As polêmicas já começaram. Dar a largada com uma corrida por um labirinto foi uma boa ideia para diferenciar a entrada dos outros anos, mas mal aproveitada. Faltou uma tomada geral do percurso, para o espectador saber quem estava onde.

E faltou um pouco de transparência no final: a dupla que chegou em primeiro, Vinicius e Rodrigo, foi punida porque a cordinha que os unia arrebentou logo no começo. Os dois ficaram de mãos dadas ao longo de trajeto – mas, segundo Leifert, tiveram algumas vantagens na prova, que teve seu resultado alterado. A imunidade foi para os segundos colocados, Gustavo e Danrley.

Esta revisão não afetou o humor de ninguém. Neste primeiro dia, a camaradagem ainda é generalizada. Não deu tempo para despontar o vilão, nem a chata que o Brasil inteiro quer esganar. Tenhamos calma.

Mesmo sem despertar fortes emoções, o BBB 19 estreou muito bem. Se o elenco cumprir o que promete, teremos uma grande edição – o que não é pouco para um programa que está completando 17 anos no ar.

Tony Goes

Tony Goes tem 56 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias