Tony Goes

Fim do Pânico na Band marca o fim de uma era?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se transferiu da RedeTV! para a Band, em 2012, o Pânico já havia passado por seu auge. Na nova casa, a atração comandada por Emilio Surita continuou alcançando bons índices de audiência, mas com repercussão cada vez menor. Até mesmo as polêmicas, que continuaram frequentes, passaram a causar menos reboliço na internet.

O golpe de misericórdia veio no final de 2013, mas não foi imediatamente fatal. A saída de Sabrina Sato, que foi para a Record fazer carreira-solo, desequilibrou o Pânico. A apresentadora trazia doçura e leveza para o programa, com seu ar de sonsa e seu eterno sorrisão. Sem ela, a trupe se reduziu a um bando de moleques bagunceiros. E o público também, o que afugentou os anunciantes.

Na semana passada, a Band divulgou que exibirá o Pânico apenas até dezembro deste ano, apesar do contrato entre as partes ir até o final de 2018. É provável que venha uma batalha judicial por aí: Surita avisou que vai cobrar uma multa de R$ 10 milhões na Justiça. Mesmo assim, a emissora sai no lucro, já que o programa está em R$ 15 milhões no vermelho.

O fim do Pânico na Band marca o fim de uma era? Por um lado, sim. Seus maiores talentos já partiram em busca de novas paragens, como Wellington Muniz (o Ceará), Eduardo Sterblitch e a própria Sabrina. Quadros como o assédio gratuito a celebridades --como o que Evandro Santo vem fazendo atualmente contra Pabllo Vittar-- também já perderam a graça faz tempo.

Por outro lado, o sucesso do canal do Pânico no YouTube, com muitos vídeos que ultrapassam um milhão de visualizações, mostra que ainda há uma audiência considerável para o estilo de humor do programa. Enquanto isto, na RedeTV!, o Encrenca --um descendente direto do Pânico-- vai bem no Ibope com uma produção muito mais barata.

Talvez esteja aí a chave do problema. O Pânico se tornou grande demais e caro demais, e suas receitas não cobrem mais as despesas. Além disso, a própria Band passa por uma crise: faz tempo que a emissora não consegue emplacar um novo sucesso, o que traz reflexos negativos para toda a grade de programação.

Conseguirá o Pânico se mudar para o SBT? Consta que estão em curso negociações nesse sentido, mas o horário disponível seria as noites de sábado --quando a audiência da TV aberta costuma despencar como um todo. Mas antes disso existe uma outra barreira: o próprio Silvio Santos, cujo gosto pessoal determina tudo o que vai ao ar pela sua emissora.

Sobram a TV a cabo, a internet, as plataformas on-demand. Não é pouco. Apesar dos perrengues, o Pânico pode estar diante de uma oportunidade de ouro para finalmente se reinventar. E quem sabe recuperar, se não o faturamento, pelo menos a contundência que já teve em outros tempos.


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias