Da cenoura ao sanduíche: a curiosa trajetória de Mário Gomes
Era uma vez um país preconceituoso, onde os cigarros mentolados foram lançados e logo retirados do mercado. Espalhou-se que eram coisa de bicha.
Um país tão preconceituoso que, apesar do calor, os carros com teto solar também foram um fracasso de vendas. Espalhou-se que eles eram para motoristas com galhos na cabeça.
Foi neste país que uma notícia falsa divulgada por um jornaleco carioca logo assumiu a proporção de uma tsunami, gerando piadas maldosas durante anos a fio. E isto, muito antes das redes sociais.
Em 1977, o pasquim "Luta Democrática" publicou que o ator Mário Gomes havia dado entrada num pronto-socorro com uma cenoura entalada no ânus. Na época, Mário era simplesmente o galã mais cobiçado do Brasil: seu personagem Dino César era uma das pontas de um triângulo amoroso que incluía Betty Faria e Francisco Cuoco, protagonistas da novela "Duas Vidas" (Globo), de Janete Clair, exibida com sucesso no horário das 20 horas.
Apesar de ainda ganhar papéis regularmente em novelas da Globo até 1984, Mário Gomes nunca se tornou o astro que prometia ser. Sua carreira foi atingida por um míssil ainda na decolagem, e jamais recuperou altitude.
Seu último trabalho na emissora foi em "A Favorita", em 2008. Desde então, o ator apareceu na Record e na série "Magnífica 70", da HBO, mas sem maior repercussão. Até que esta semana voltou às manchetes: aos 65 anos de idade e sem convites para atuar, Mário Gomes está vendendo sanduíches na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro.
A notícia logo se tornou uma das mais lidas da internet, dado o fascínio que o público nutre por celebridades passando por apuros. Mas ainda bem que a imensa maioria dos comentários são elogiosos a Mário, que continua na batalha para pagar suas contas.
Claro que o caso dele não é o único. Ainda mais agora, que a Globo está acabando com os contratos de longa duração, o que não falta são atores desempregados. Alguns pedem trabalho pela internet; muitos buscam alternativas para sobreviver. Como, aliás, milhões de outros brasileiros.
No final das contas, a exposição de sua nova ocupação fará bem a Mário Gomes. Se fizer sol neste fim de semana, a pouco acessível praia da Joatinga estará lotada de gente querendo experimentar os sanduíches do ator. Um capítulo feliz, numa trajetória para lá de acidentada.
Comentários
Ver todos os comentários