Tony Goes

Miss Piggy, a diva suína

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poderosa. Extravagante. Necessária. Faltam-me adjetivos para descrever Miss Piggy, uma diva absoluta num mundo onde ser diva virou pecado.

Ninguém mais tolera o comportamento divesco na vida real. Se uma estrela de TV exige uma coisinha simples, tipo a cabeça do maquiador que não soube fazer justiça à sua beleza, é imediatamente execrada nos sites de fofoca. Hoje em dia queremos que nossa celebridades sejam saborosas como chuchu cozido na água sem sal.

Mas as divas continuam fazendo sucesso na ficção. São figuras frequentes nas "sitcoms": a Patsy de "Absolutely Fabulous" e a Karen de "Will & Grace" esperam o tempo todo que a humanidade lhes renda homenagem, apesar de só fingirem que trabalham e serem obcecadas por sexo, dinheiro e álcool.

Crédito: Divulgação Miss Piggy no novo filme dos Muppets
Miss Piggy no novo filme dos Muppets

Permitimos a essas personagens o egoísmo e a vaidade que reprimimos em nós mesmos. E agora todas elas abrem passagem para a rainha do gênero: depois de anos longe dos holofotes, Miss Piggy está de volta.

Ela sempre foi a maior atração do antigo "Muppet Show", e rouba todas as cenas em que aparece no recém-estreado filme da trupe de bonecos. Tem personalidade, senso "fashion" e até um vocabulário próprio: só se refere-se a si mesma como "moi". O tempo todo, sem parar.

Pegando carona no lançamento do cinema, também está saindo no Brasil o livro "Por Que os Homens Preferem as Divas" (ed. Leya), "assinado" pela porca mais glamurosa de todos os tempos. São dicas curtas, algumas muito engraçadas, outras revestidas de um consumismo desenfreado. Miss Piggy parte do princípio de que ela é o centro do universo e está sempre certa.

Apesar do materialismo e da futilidade, a verdade é que Miss Piggy é um bom exemplo a ser seguido. Sua autoestima é maior que o Everest: ela tem certeza de que é belíssima, apesar do imenso nariz de tomada e das formas rechonchudas, impróprias para a alta-costura. Sua autoconfiança também é amazônica, o que não a deixa desanimar na luta inglória pelo coração de seu amado Kermit. (Um parênteses: por que que a Disney, a nova proprietária dos Muppets, decidiu trocar o nome brasileiro do sapo Caco pelo original americano? É um desrespeito à memória dos fãs antigos do programa.)

Miss Piggy sempre foi a Muppet mais rentável, com o maior número de produtos licenciados - no auge da glória, até um perfume levava seu nome. Agora recupera seu espaço na cultura pop, e o público a recebe com um carinho inesperado para uma figurinha tão temperamental. Porque a mensagem que ela passa no fundo é generosa e engrandecedora: se você quer ser alguém fabuloso, não deixe que uma bobagem como ter nascido porco o impeça. Basta acreditar na sua própria "fabulosidade". Simples assim.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias