Vilão de 'Ghost', Tony Goldwyn defende o controverso promotor de 'Law & Order'
Protagonista da 24ª temporada da série, que estreia na terça-feira (21), diz que ainda mantém amizade com Demi Moore e Whoopi Goldberg 35 anos depois de seu maior sucesso
Quem tem mais de 40 lembra dele como o vilão de "Ghost", responsável pela cilada que transforma Patrick Swayze em fantasma. Mas, desde 2012, Tony Goldwyn ganhou nova fama: a do presidente americano que tem um longo romance com sua assessora de imprensa, Olivia Pope, em "Scandal".
Agora, ele volta a brilhar como o promotor público Nick Baxter na 24ª temporada de "Law & Order", que estreia nesta terça no Universal TV.
A vida de Tony é cheia de curiosidades. Ele estreou como ator em 1986, ao viver uma das vítimas do psicopata Jason em "Sexta-Feira 13: Parte 6". É neto de Samuel Goldwyn, um dos produtores pioneiros de Hollywood e um dos fundadores do estúdio MGM (Metro Goldwyn Mayer).
Goldwyn falou com o F5 direto de Los Angeles algumas semanas antes dos incêndios que tomaram a cidade. No final da última temporada, Nick Baxter vê o seu casamento e sua vitória na campanha de reeleição a promotor ameaçados depois que sua filha joga no ventilador um segredo de família.
"Isso é o que acontece com pessoas muito ambiciosas quando elas tentam equilibrar uma carreira atribulada e um compromisso com a própria família. É uma situação delicada que pode criar muito tensão", ele explica. A nova temporada começa justamente dando uma primeira ideia do que vai acontecer com o casamento e com a família de Baxter depois do escândalo.
Desde o ano passado, Goldwyn assumiu o protagonismo de uma das séries policiais mais duradouras dos EUA após a saída de Sam Waterston, que vivia o promotor Jack McCoy. "Foi interessante entrar nesses sets onde Sam esteve por todos esses anos com sua presença singular. Ele não estava mais lá naquelas salas, agora era a vez do Nick Baxter. É uma dessas experiências em que a realidade e a ficção se encontram", conta.
AMIGO DE DEMI MOORE E WHOOPI GOLDBERG
A carreira na TV anda bem mais agitada, mas Tony não abandona o cinema. Nos últimos anos, ele fez participações em filmes como "King Richards: Criando Campeãs" e no oscarizado "Oppenheimer". Todo o sucesso que vive hoje começou em 1990, quando sua vida virou de cabeça com o sucesso de "Ghost". "Eu já atuava havia uns cinco anos e só conseguia pequenos papéis. De repente, ‘Ghost’ fez um sucesso estrondoso, que ninguém esperava."
Até hoje, ele mantém amizade com Demi Moore e Whoopi Goldberg, que conheceu no set do seu maior sucesso. "Estive com Demi há algumas semanas. Amei ‘A Substância’ e estou torcendo por ela no Oscar. E Whoopi teve um papel muito importante no último filme que dirigi [o drama sobre autismo ‘Meu Filho, Nosso Mundo’]."
Pois é, faltou dizer que Tony também tem uma longa carreira como diretor, com quatro filmes e dezenas de episódios de séries no currículo.
Aos 64 anos, Tony tem hoje uma relação tranquila e distanciada com a fama. "Tudo é muito relativo. Nos países em que ‘Scandal’ fez muito sucesso, eu sou idolatrado nas ruas; já em outros países, eu nem sou notado", ele se diverte ao contar.
Com tantos projetos já realizados, pergunto para terminar quem foram os atores que mais o marcaram num set de filmagem. "O bom de ficar velho é ter trabalhado com muita gente maravilhosa. Mas acho que terei que citar o Robert De Niro. Tê-lo como protagonista do meu último filme foi um grande sonho realizado."
"Law & Order" - 24ª temporada
Estreia na terça (21), às 22h20, no Universal TV
A partir de quarta (22), disponível no streaming Universal+
Comentários
Ver todos os comentários