Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

BBB 24: Vai ter festa em Salvador, Manaus ou Alegrete?

Davi, Isabelle e Matteus decidem nesta terça a final do reality

Davi, Isabelle e Matteus disputam prêmio do BBB 24
Davi, Isabelle e Matteus disputam prêmio do BBB 24 - Montagem/Fábio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Geração Z talvez não pegue a "ref", mas essa final do BBB 24 parece um antigo programa do SBT, o "Cidade contra Cidade". A diferença é que, em vez de duas, serão três competidoras.

Para a grande final dessa edição, já há grande comemorações preparadas para Isabelle em sua cidade natal, Manaus, que além da torcida da capital do Amazonas tem apoio explícito do governador do estado.

Vai ter festa também na cidade de Parintins, onde a cunhã-poranga do Boi Garantido costuma brilhar no famoso Festival Folclórico da cidade. Mesmo tendo uma população de cem mil habitantes, muito menor do que os dois milhões de Manaus, a multidão mostrou sua potência na eliminação de Alane, transmitida em um telão gigante no município. A imagem é impressionante! Se Isabelle for campeã, vai ter um festival extra só com o Boi Garantido!

Alegrete, que tem pouco mais de 70 mil habitantes, também se mobiliza por seu representante Matteus. O encontro promete ser no Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha, como informa o portal "Alegrete Tudo", com telão pra acompanhar a final e equipes que vão ajudar na votação. A mãe de Matteus, Luciane Amaral, vai acompanhar tudo do Rio de Janeiro. Mas antes, publicou um vídeo muito desagradável. Eu entendo que, como mãe, ela se revolte por achar que o programa "já tem seu vencedor", mas isso não justifica o fato de ela se referir a Davi como "fulaninho". Foi péssimo e injusto com Davi. No mínimo ela deveria pedir desculpas depois que o programa acabar.

Apesar da pisada de bola da mãe, se Matteus ganhar, o Centro de Tradições Gaúchas vai ter churrasco, arroz carreteiro, chimarrão e muito fandango para todos.

Essas festas, no entanto, têm menor possibilidade de acontecer. A grande aposta é que Salvador pare para celebrar a vitória de Davi, o franco favorito do BBB 24, e as comemorações na cidade onde ele nasceu prometem ser um imenso Carnaval fora de época. Muitos famosos, como Léo Santana e Gloria Perez, já declararam seu apoio a Davi.

"Jogo de cartas marcadas", dizem alguns. "Davi foi o maior jogador de todos os tempos", afirmam outros. Uma coisa é fato: Davi focou no jogo o tempo todo. Ele não foi lá para fazer terapia em grupo nem para passar férias ou fazer amigos famosos, mas para jogar e ganhar. Bolou estratégias, dominou a comida, tentou diferentes táticas, errou e acertou, mas sempre jogando. Sempre mirando a final e a vitória.

Sabemos que além do jogo, o público analisa o comportamento, a personalidade e a história de vida de cada um. Isabelle ficou até a final, mas não se pode dizer que tenha sido uma jogadora exemplar. A cunhã teve uma infância difícil, mas sua beleza e talento para a dança a levaram a uma posição importante no folclore de sua terra natal. Matteus foi abandonado pelo pai biológico ainda na barriga da mãe, mas acabou por ter um padrasto bacana e uma família amorosa. Da mesma forma que Isabelle, ele também aproveitou do privilégio da beleza para participar de concursos como Mister Brasil. Na casa, foi visto como o "cara bonzinho", criado pela avó.

Mas é Davi, que trabalha como motorista de aplicativo, que tem a história mais impactante. Menino pobre, sem alimentação adequada, teve deficiências nutricionais que afetaram sua saúde. Aos 21 anos, já teve três infartos. Aos 10, teve que trabalhar para ajudar em casa, vendendo frutas na feira. Aos 15, vendia balas no ônibus, vendia água para sustentar a família. A mãe mora num barranco, numa casa que ameaça desmoronar. Seu sonho é ganhar o BBB 24, comprar uma casa para sua mãe, estudar medicina e se formar médico.

Nesta terça-feira (16), os milhões de brasileiros que acompanham o reality vão se mobilizar para votar em massa. Depois, uma parte dessa massa vai celebrar a vitória do seu nome escolhido.

Se o vitorioso for Matteus, o sul vai festejar. Se a vitoriosa for Isabelle, o norte vai varar a noite. E se o vitorioso for Davi, o nordeste vai celebrar um momento histórico, como nunca antes se viu. Porque o maior confronto de torcidas do estado acontece no futebol, no famoso Ba-Vi, quando o Esporte Clube Vitória enfrenta o Esporte Clube Bahia. Mas se ele ganhar, ele conquista a Vitória, conquista a Bahia, transformando uma grande final BaVi, no campeão Davi. Quem viver, verá.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem