Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas casamento

'Divórcio do sono': Os casais famosos que adotam o hábito de dormir separados

Motivos que levam a essa decisão são muitos, e não têm correlação com um casamento feliz

Sheron Menezzes com o marido, o lutador Saulo Bernard
Sheron Menezzes com o marido, o lutador Saulo Bernard - @sheronmenezzes no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, a atriz Sheron Menezzes comentou num podcast que ela e seu marido, o lutador Saulo Bernard, dormem em quartos separados desde o nascimento do filho do casal. E, ao contrário do que alguns incautos imaginam, o casamento deles, de 12 anos, vai muito bem. Segundo Sheron, os dois tiraram grandes benefícios desse "combinado". Saulo é surfista e muitas vezes acorda cedo, às cinco da manhã. Tendo seu próprio quarto, ele acende a luz, se arruma, sem atrapalhar o sono dela. Perfeito.

Muitos casais adotam essa solução quando têm bebês, porque os horários de sono e amamentação mudam toda a rotina da casa. Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert passaram por essa decisão temporária. O hábito é mais comum do que se pensa, inclusive entre casais e ex-casais de famosos.

Luciana Gimenez, quando era casada com Marcelo de Carvalho, também adotava a prática, detalhe revelado por ela no ano passado, também num podcast. Em 2016, Marcelo já tinha confirmado isso numa entrevista para Fabio Porchat. Wanessa e Marcus Buaiz, quando estavam juntos, também tinham seus próprios quartos de dormir. O mesmo procedimento foi adotado por Bianca Andrade, a Boca Rosa, e Fred Bruno, quando ainda moravam juntos.

A mesma rotina têm Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, que estão juntos há 60 anos e consideram mais saudável que cada um tenha seu quarto. Foi o jeito que encontraram para terem boas noites de sono. Em julho deste ano, Kadu Moliterno revelou que ele e a mulher, Cristianne, não apenas têm quartos separados como cada um tem o seu banheiro.

Rafa Vitti e Tata Werneck, que são muito felizes juntos, eventualmente dormem em casas separadas, por conta de horários de trabalho. Os dois moram juntos com a fofíssima Clara Maria e formam uma das famílias mais amadas do Brasil. Evidentemente, isso não impede que ele possa manter seu apartamento de solteiro, o que parece não apenas saudável como inteligente.

Os motivos que levam a essa decisão são muitos, desde apneia do sono, insônia, roncos, horários diferentes de dormir e acordar, filhos pequenos ou até diferenças de temperatura preferidas por cada um. E isso não tem nenhuma correlação com um casamento feliz.

Ao contrário, muitos casais melhoram a relação ao adotarem esse esquema. Uma pesquisa de janeiro deste ano, feita pela International Housewares Association para o New York Times, indicou que 1 em cada 5 casais americanos dormem em quartos separados, fato que ficou conhecido como o "divórcio do sono".

E há ainda os casais que moram em casas diferentes. São vários os que já viveram essa experiência: Caio Blat e Luisa Arraes, Isabeli Fontana e Di Ferrero. Enrique Diaz e Mariana Lima, por exemplo, viveram na mesma casa por mais de 20 anos e, depois, partiram para experiência da dupla moradia, cada um com sua casa. Nelsinho Motta também já experimentou todas as configurações em seus relacionamentos, inclusive o formato de casamento em casas separadas.

Fica provado que mais importante do que dividir a cama, o quarto ou a casa é compartilhar afetos, sonhos e projetos, onde quer que cada um esteja.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem