Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

Faz sentido comparar Juliette a Viih Tube?

Número de seguidores de ambas virou assunto nas redes sociais nos últimos dias

Juliette e Viih Tube durante confinamento no BBB 21 - Reprodução/Globoplay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os fãs da cantora Juliette e da influenciadora Viih Tube se estranharam durante toda a segunda-feira (6). O problema começou logo cedo quando o perfil @centralreality publicou na rede X (antigo Twitter), às 8h, a seguinte "curiosidade":

"Viih Tube acaba de ultrapassar Juliette na quantidade de seguidores no Instagram e se tornou a segunda ex-BBB mais seguida da história do reality".

Quando li, não achei que fosse gerar polêmica. Também não parecia nada de importância mundial, apenas a troca do segundo e terceiro lugares no pódio das ex-bbbs com mais seguidores no Instagram, liderado por Sabrina Sato.

Achei errado.

Dezoito minutos depois da publicação do @centralreality, o perfil @choquei, com mais de seis milhões de seguidores, replicou a informação, que passou a ser postada por blogs, colunas, jornais, portais e perfil. E viralizou

Cinco horas depois, @juliette decide comentar o tuíte original com o seguinte texto, seguido de um emoji de coração:

"Rivalidade feminina sendo exaltada! Nada novo, né?! Já vimos esse filme. Trajetórias diferentes e bonitas, cada uma a seu modo. Mulheres inteligentes, dedicadas, lindas e reais… lutando por seus propósitos… isso importa."

E ai começou a batalha de respostas e comentários, de cactos, viihtubers e tuiteiros em geral. Muitos, como o próprio @centralreality, alegaram que não se tratava de rivalidade, mas de números. Outros lembraram que quando foi anunciado que Juliette havia ultrapassado outros perfis de famosos, ela achou normal e aceitou. Houve também quem lesse nas entrelinhas que Juliette estava incomodada com o fato de ter sido "ultrapassada" por Viih Tube.

De fato, o texto original apenas apontava para o fato de Viih Tube ter passado os 31 milhões de Juliette, não colocava as duas como rivais. Até porque não faria nenhum sentido tirar conclusões sobre as trajetórias das duas a partir desses números porque as duas partiram de pontos muito diferentes. Juliette começou quase do zero. Entrou para o BBB com poucos seguidores, apenas alguns milhares. Viih Tube tinha mais de 15 milhões de fãs quando entrou para o reality, já era uma influenciadora consagrada.

Juliette era desconhecida do grande público. Foi conquistando o Brasil aos poucos até sagrar-se vencedora do BBB 21. Fez uma carreira meteórica, de pura ascensão. Viih Tube fez um caminho bem mais complexo. Começou a publicar vídeos no YouTube na pré-adolescência, postou sua primeira foto no Instagram aos doze, foi cancelada aos dezesseis anos ao postar um vídeo no Snapchat em que cuspia na boca de seu gatinho que dormia. Viih Tube pediu desculpas, seguiu sua carreira, ganhou milhões de fãs, foi para o BBB 21, ficou com fama de quem 'não tomava banho', foi eliminada na décima terceira semana.

Mas, apesar de ter uma certa rejeição à época, Viih Tube mudou tudo. Descancelou-se. Ao conhecer o também ex-bbb Eliezer, namorar, casar, engravidar e ter a pequena (fofa!) Lua, ela ganhou a simpatia de muita gente. Postou as dificuldades da gravidez, da maternidade, tornou-se embaixadora de muitas marcas e transformou-se numa potência. A própria Lua, com seis meses, já tem um patrimônio de mais de R$ 1 milhão em sua conta bancária.

A resposta é que não tem como comparar duas influenciadoras tão diferentes. O que podemos comparar é o resultado da reação de cada uma: Juliette, depois de publicar seu comentário, perdeu alguns milhares de seguidores. Já Viih Tube, que não falou nada, não publicou nada, não para de crescer.

Talvez a lição seja aquela que não vale para ganhar um reality show, mas hoje em dia vale muito para sobreviver nas redes sociais:

- Calada vence.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem