Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Gloria Pires, sou capaz de opinar sobre seus cabelos brancos, sim!

Estamos viciados em emitir nossos pontos de vista, mesmo que ninguém tenha pedido

Gloria Pires em foto publicada no Instagram
Gloria Pires em foto publicada no Instagram - @gpiresoficial no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mundo está assim. Todo mundo opina sobre tudo, inclusive (ou especialmente) sobre a vida alheia e assuntos que desconhece. Foi exatamente por isso que a frase sincera de Gloria Pires quando participou de um programa para comentar o Oscar de 2016 virou meme. Ao dizer "não sou capaz de opinar", Gloria nos alertou sobre um fato simples, porém esquecido pela sociedade da superinformação: não sabemos tudo, não precisamos opinar sobre tudo e temos sempre a opção de não falar nada, de não achar nada.

Ao escancarar essa verdade, a atriz deu um tapa na cara da sociedade. Pois foi pouco. Um caso acontecido com ela mesma mostra que tem gente precisando de mais tapas na cara, metaforicamente falando. Tudo começou com um post de Gloria Pires em seu Instagram sobre um dos temas mais amados do Brasil: cabelo.

No dia 21 de julho, Glorinha publicou um vídeo ao lado de seu hairstylist e visagista, mostrando seu novo visual com um corte de cabelo estilo pixie, com os fios sem tinta. Isso mesmo, ao natural, despigmentados ou, popularmente, grisalhos. O post recebeu dezenas de milhares de visualizações e mais de mil comentários, muitos deles elogiosos.

Porém, como a internet, além de praça pública, é também um parquinho de diversão dos ressentidos, choveram críticas ao fato de ela ter deixados os cabelos brancos. Os textos vão desde o clichê clássico do "branco envelhece", com variações como "o cabelo fica sem vida" e "pintado fica melhor", até grosserias como "te deixa dez anos mais velha".

Vi também algumas alucinações como "devia deixar o cabelo como o de Ruth e Raquel". Aqui, vale lembrar que Gloria faz 60 anos em agosto e que a novela "Mulheres de Areia" completou 30. Quer dizer, a pessoa quer que a celebridade fique congelada no tempo.

Felizmente muitos seguidores responderam aos comentaristas mais deselegantes com argumentos de muita sabedoria e noção, tais como:

- O cabelo é dela, e ela faz o que quiser com ele;

- Se ela está feliz, isso é o que importa;

- A perda de pigmento capilar faz parte do processo natural do amadurecimento e, portanto, deve ser naturalizada.

Claro que a pessoa pode gostar de ver Gloria com outro corte, outra cor de cabelo, mas o fato de termos liberdade para opinar não nos dá o direito de sermos grosseiros.

Viu o vídeo da Gloria toda feliz com seu novo visual? Comente a felicidade dela. Comente a libertação que é deixar os cabelos grisalhos, brancos, encaracolados, o que for. Comente o direito de cada um escolher o que lhe parece melhor a qualquer momento da vida. Ou de mudar de opinião quando quiser. Pergunte sobre o corte, a manutenção. Demonstre interesse. Aprecie. São muitas alternativas.

Da mesma forma como não precisamos passar a vida inteira presas a um único visual, também não é necessário opinar sobre tudo o que vemos nas redes. Porque o vídeo da atriz não é sobre nós, é sobre ela. Sobre o momento dela, sobre a mudança dela, sobre o resultado do trabalho que o visagista fez com o cabelo dela.

O que constatamos é que quase todo mundo só quer falar de si, dizer o que acha, o que faria se fosse ela, o que quer e espera dela por ser fã. É como se todos os conteúdos do mundo fossem meros gatilhos e desculpas para, mais uma vez, falarmos sobre nós mesmos.

Estamos viciados em opinar quando ninguém solicitou nossa opinião. Em externar todos os nossos sentimentos, mesmo quando não somos nós o foco da conversa. Gostou? Dá um like. Não gostou? Não interaja. Não diga nada. Ou diga, mas sem estupidez. Não gosta de cabelo branco? Simples: pinte o seu. E deixe o cabelo branco da colega, se ela quiser viver essa experiência.

Cabelo branco é parte do envelhecimento e envelhecer é parte da vida. E, como disse uma comentarista no post da Glorinha, todo mundo vai envelhecer e a única alternativa para não ficar velho é morrer cedo.

Curiosamente, boa parte das pessoas que foram desagradáveis com Glorinha estão com seus perfis privados. Será que elas fecharam seus perfis depois de receberem críticas de outros fãs por suas grosserias? Será que cada Raquel decidiu trancar o perfil por causa de uma Ruth? Ou será que já eram contas privadas antes dos comentários? Não sei dizer. Não tenho como saber. Por isso, vou me valer desse meme de Glorinha de 2016 e dizer: sobre isso, não sou capaz de opinar.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem