Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

O ChatGPT não gosta do Silvio Santos

Perguntei, bem seca: 'Silvio Santos não é importante?'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A inteligência artificial é o assunto do momento. Em todo lugar só se fala do ChatGPT, o aplicativo que conversa em linguagem natural, que responde perguntas, escreve textos, faz traduções, cria versinhos, inventa histórias e, se você pedir, até conta piada e bate um papinho com você.

O ChatGPT ainda não é perfeito e comete erros, especialmente sobre pessoas famosas, até porque a versão gratuita foi treinada e atualizada até 2021.

Para testar a ferramenta na área de entretenimento, resolvi falar com ele sobre pessoas famosas. E perguntei quem era o/a artista mais importante do Brasil. Ele respondeu que no Brasil existem muitos artistas importantes e influentes em várias áreas e que é difícil determinar o mais importante. Em seguida, o bot fez uma lista, com nomes famosos da música, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso e Gilberto Gil. E seguiu com Machado de Assis, cineastas como Glauber Rocha e outros mais.

Respondi que eu queria nomes de pessoas vivas. O ChatGPT pediu desculpas, reformulou os exemplos em diferentes áreas e fez alterações, destacando:

Na música: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Marisa Monte;

No teatro: Denise Fraga, Nathália Thimberg, Zé Celso Martinez Correa e Antonio Fagundes;

Na literatura: Mia Couto, Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Raduan Nassar e Cristóvão Tezza.

Corrigi a informação e disse que Mia Couto não é brasileiro. Novamente ele pediu desculpas e disse que, de fato, Mia Couto é moçambicano. Também estranhei que não havia o quesito "televisão" na lista, que incluía ainda "cinema". E perguntei: "E na televisão?".


E esta foi a lista de artistas de TV mais importantes:

Atores e atrizes: Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Glória Pires, Lília Cabral, Adriana Esteves, Juliana Paes, Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo, Mateus Solano e Grazi Massafera;

Apresentadores e apresentadoras: Fausto Silva, Serginho Groisman, Luciano Huck, Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, Angélica e Rodrigo Faro;

Humoristas: Tatá Werneck, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Leandro Hassum, Marco Luque, Whindersson Nunes e Samantha Schmütz;

Jornalistas: William Bonner, Renata Vasconcelos, Sandra Annenberg, Caco Barcellos e Glória Maria.

Como a atualização do ChatGPT é até 2021, ele não sabia da morte de Glória Maria. Mas, independentemente dos nomes que estão na lista, o que mais chamou minha atenção foi quem não estava na lista: como assim Silvio Santos não foi citado entre apresentadores famosos???



Perguntei, bem seca: "Silvio Santos não é importante?".

O GPT pediu desculpas por ter omitido o nome de Silvio, disse que com certeza ele é uma figura extremamente importante na televisão brasileira e me deu uma pequena bio do apresentador. Pedi a ele que repetisse uma lista com os dez apresentadores de TV mais importantes do Brasil. Dessa vez ele colocou Silvio Santos em primeiro lugar, seguido por Fausto Silva, Hebe Camargo, Ana Maria Braga, Luciano Huck, Xuxa, Jô Soares, Serginho Groisman, Angélica e Fátima Bernardes.

Comentei que Hebe Camargo já havia falecido e, mais uma vez, pedindo desculpas, ele me passou a informação de que a apresentadora faleceu em 2012. Nem mencionei o passamento de Jô Soares nem continuei a conversa.

O ChatGPT pode ser bom em gerar textos, traduzir, responder perguntas sobre história, geografia, mil coisas. Mas cultura pop não rola. Ele não passou no teste.

Claro que a inteligência artificial tem capacidades impressionantes e pode aprender absolutamente tudo. Basta ser treinado com mais dados e o ChatGPT vai fazer até fofoca. Mas, no momento, ele errou feio, errou rude.

Numa última tentativa, perguntei: "No céu tem pão?".

Ele reconheceu que isso era uma coisa de internet, mas em vez de falar que era uma fala de uma história de Renato Aragão, inventou que era uma tradução malfeita do inglês "Heaven has bread? And died". Que!?!??!!? O ChatGPT alucinou!!!

Não incluir Silvio Santos entre apresentadores mais famosos foi um flop, mas dizer que o autor de "no céu tem pão" não é o Dr. Renato foi feio!!! E não adianta ele negar. Eu tenho prints. E o print, como até o ChatGPT sabe, é eterno.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem